Encontro de Mulheres da COAPERNAPE: discute o cuidado da saúde do homem e da mulher.

O IPER teve a satisfação de participar do Encontro de Mulheres da Cooperativa do Assentamento Padre Ezequiel – COAPERNAPE, realizado em (03-11), através de suas áreas de saúde integrativa popular comunitária e agroecologia. Sob a organização da Secretaria de Mulheres da cooperativa, contou com a contribuição da Secretária Sra. Sônia Cristina e do Presidente Sr. Márcio Ferreira. O evento contou com o crucial apoio da UNICAFES, IPER, LEGALIZA Brasil e da comunidade local. Com o tema “Encontro Outubro Rosa, Novembro Azul: A cor muda, os cuidados não”, as atividades tiveram início às 08h30 na comunidade São Miguel Arcanjo, área social da Gleba 02, no Assentamento Padre Ezequiel que fica situado em Mirante da Serra.

O dia foi marcado por palestras enriquecedoras sobre o cuidado da saúde da mulher e do homem, autoestima, autonomia e empreendedorismo feminino. Além disso, houve a apresentação do Projeto ATER Mulher, destacando a importância da igualdade de oportunidades e do empoderamento feminino.

O Encontro também marcou o encerramento do projeto Programa de Educação do Cooperativismo Solidário – PECSOL, fortalecendo os laços comunitários e promovendo o conhecimento sobre o cooperativismo solidário.

A mesa de abertura foi composta por parceiros e palestrantes que enfatizaram a relevância do evento. Flávia Bandeira, responsável pela área de agroecologia do IPER, reiterou a importância das parcerias no fortalecimento das organizações, destacando o papel significativo que as mulheres desempenham nos espaços que ocupam, mas ressaltando a necessidade de ampliação desses espaços.

A Enfermeira Oziane abordou o Outubro Rosa, apresentando dados estatísticos sobre a saúde da mulher, especialmente relacionados ao câncer de colo uterino e de mama, e destacou a importância das ações preventivas para promover a saúde feminina.

O Dr. Daniel, ao abordar o tema do Novembro Azul, revisitou dados impactantes sobre o alarmante índice de casos de câncer de próstata e ressaltou a resistência dos homens em realizar os exames preventivos. Essa conscientização é vital para combater a prevalência dessa doença e promover a importância da saúde masculina.
Dando sequência ao evento, o Presidente Sandro Souza, representante da UNICAFES, trouxe uma perspectiva esclarecedora sobre Cooperativismo e Associativismo. Ele destacou não apenas as diferenças entre ambos, mas também ressaltou a importância de caminharem lado a lado nas organizações, nos processos de produção, industrialização e comercialização de produtos. Essa abordagem colaborativa e integrada é fundamental para fortalecer as iniciativas locais e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

Durante o evento, Aldo Paixão, responsável pela área de Saúde Integrativa Popular Comunitária do IPER, enfatizou a importância da produção agroecológica, ressaltando seu fortalecimento por meio da implementação de práticas de saúde integrativa. Ele destacou essas abordagens como recursos eficazes no processo de transição para uma produção mais sustentável. Aldo parabenizou os organizadores do evento e salientou a relevância desses espaços, onde temas cruciais, como a saúde da mulher e do homem, estão integrados ao processo de produção, comercialização e consumo de alimentos saudáveis. Ele reforçou a necessidade desses elementos serem considerados como requisitos fundamentais em todos os aspectos da saúde humana.

Por fim a Sônia Cristina e Márcio Ferreira que conduziram todo processo de exposição e debates consideraram que o evento foi um sucesso, agradeceram a todos e todas e encerram oferecendo um delicioso almoço.