Quem Somos e Por Quê?
1) O Instituto Padre Ezequiel Ramin — IPER, é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, de caráter independente, formada por pessoas, que livremente, optaram por esta organização, e conforme reza seu estatuto, o mesmo segue a linha de associação. Além de não ter vínculo partidário, nem doutrinário confessional, também não se vincula a grupos de interesse fechado.
Durante 28 anos, o então Projeto Pe Ezequiel — PPE, atuou no espaço físico da Cúria diocesana da Diocese de Ji-Paraná, e vinculado à sua Pessoa Jurídica. Após esse tempo, o mesmo conquistou sua independência jurídica, com o nome de Instituto Padre Ezequiel Ramin — IPER.
2) A razão de ser do então Projeto, e, agora, do Instituto é a memória missionária e martirial do Padre Ezequiel Ramin, missionário comboniano que fez a opção radical pelos mais pobres e ameaçados de serem expulsos de suas terras, os povos Indígenas e os trabalhadores rurais sem-terra e posseiros. No dia 24 de julho de 1985, voltando de uma missão que fizera junto às famílias ameaçadas, foi brutalmente morto, a mando dos donos da fazenda Catuva, município de Rondolândia/MT, área — atendida na época pela Paróquia de Cacoal — pertencente à Diocese de Ji-paraná. Em 1988, por iniciativa de Dom Antônio Possamai, nasce o Projeto Pe Ezequiel, com quatro frentes específicas de ação e de intervenção. Por esta razão, o IPER manterá em sua Missão, Visão, Objetivos, Prioridades e Ações o mesmo olhar do patrono e Mártir, em resposta às demandas e desafios do campo e das cidades, nesta imensa região Amazônica. Contrapondo toda forma de injustiça, opressão e degradação feita os pobres e a natureza, Criação de Deus.
Missão: Proporcionar espaços de articulação e formação em defesa da vida, dos direitos humanos e o desenvolvimento agroecológico.
Visão: Ser referência na defesa da vida, da dignidade humana e da Agroecologia na Amazônia.
Valores: Compromisso com a sustentabilidade, responsabilidade, justiça socioambiental, tendo como princípios a transparência, o diálogo, a espiritualidade e a mística.