Retrospectiva IPER 2023: Um Ano que renova a esperança e constrói a unidade na Amazônia.

O ano de 2023 foi marcado por eventos que ecoaram a força da resistência e a chama da esperança entre os povos da Amazônia.

As iniciativas realizadas ao longo deste ano convergiram para um objetivo comum: promover a justiça social e ambiental na Amazônia Rondoniense. A promoção das ações na área da agroecologia, da saúde integrativa popular comunitária, dos direitos da criança e do adolescente, das políticas públicas e da comunicação não apenas fortaleceu os laços entre as comunidades, mas também reafirmou nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos.

Através de formações, seminários, oficinas, romarias e festas camponesas, assim como ações práticas como a recuperação de nascentes, mutirões de farmácia viva, estímulo à apicultura e fortalecimento dos bancos de sementes nativas e crioulas, estamos escrevendo um novo capítulo no cuidado da casa comum e das relações entre as pessoas.

Envolver a nova geração nesse movimento é um investimento no futuro, garantindo a continuidade desse cuidado. A alfabetização ecológica é uma ferramenta essencial nesse processo, garantindo a soberania alimentar e preservando o meio ambiente no Bioma Amazônico de Rondônia. Essas ações não só moldam o presente, mas também são alicerces sólidos para um futuro mais equitativo e sustentável em toda a região. Em 2024, daremos continuidade a essas e outras ações.

Assim, o ano de 2023 foi um capítulo de resistência, que fortalece as parcerias, de muito aprendizado e persistência, onde as comunidades da Amazônia se fortaleceram, compartilharam saberes e vislumbram um futuro coletivo mais justo e sustentável.

A diretoria e a equipe do Instituto Pe. Ezequiel Ramin (IPER) desejam um Feliz Natal e um próspero ano novo.