Fortalecimento e Integração: Visitas Sociais e Monitoramento Técnico Social na Luta contra o Trabalho Infantil

No mês de junho de 2024, a área de Crianças e Adolescentes realizou visitas sociais, acompanhamento e monitoramento técnico social nos grupos acompanhados. Os encontros, focados no combate ao trabalho infantil, tiveram como objetivo desenvolver formações e ações de sensibilização.

As atividades ocorreram em Ji-Paraná, na Fundação Jicred/Ji-Paraná, na entidade Divina Providência/Grilo Falante e na Casa de Nazaré. No município de Cacoal, as visitas também foram realizadas, promovendo a integração e o fortalecimento do atendimento às crianças e adolescentes.

Essas visitas sociais, juntamente com o acompanhamento e monitoramento técnico social, visam identificar estratégias e técnicas para construir ações em conjunto com as organizações. O objetivo é promover melhorias nas condições dos atendimentos prestados a crianças e adolescentes.

Além disso, essas visitas permitem orientar e apoiar os trabalhos desenvolvidos, promovendo a integração entre as instituições. Isso fortalece o atendimento à criança e ao adolescente.

Outro objetivo importante é fortalecer as ações com adolescentes e jovens, incentivando-os a se tornarem lideranças ativas. A intenção é que eles possam exercer seu protagonismo e cidadania, lutando pela garantia de seus direitos e sua autonomia social. Além disso, busca-se que esses jovens acessem as políticas públicas e incida politicamente no contexto amazônico.