Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é tema da formação em entidades parceiras em Ji-Paraná

No mês de maio, marco de ações no país de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, estão sendo realizadas várias atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O Instituto Padre Ezequiel Ramin, através da área de Crianças e Adolescentes, realizou no dia 10 de maio de 2022, a formação sobre o tema na Fundação Ji-Cred (Sonho meu) e na associação Casa de Nazaré no município de Ji-Paraná.

Constantemente crianças e adolescentes são expostos às diferentes formas de violência.  E, diante desta situação, o IPER, está realizando formações com criança, adolescentes e jovens para debater sobre o assunto e orienta-los ao combate do abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A atividade ainda tem por objetivo ser um instrumento de mobilização da sociedade e nos grupos acompanhados pelo instituto, entorno desta temática. Importante destacar que 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mas, as ações para o compromisso de proteção e cuidado ocorrem durante todo o ano.

Neste mês, o foco do instituto é fortalecer o trabalho junto com as entidades parceiras. O debate durante a formação em ambas instituições, contou com a participação do Conselho Tutelar e Entidades parceira que participam da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas. Na semana do 18 de maio, haverá várias ações de mobilização contra a violência sexual em todo o país. Por isso, a sociedade brasileira é mobilizada para o compromisso de proteger a crianças e adolescentes.