A formação para educadores de crianças e adolescentes foi realizada em Ji-Paraná no dia 9 de novembro de 2024, no Espaço Sonho Meu, e contou com a participação de 54 pessoas, entre educadores, crianças e adolescentes. O evento teve a assessoria da psicóloga Maurizia Gomes e abordou a importância de criar espaços para diálogo, troca de experiências e reflexão sobre as práticas cotidianas no trabalho com esse público.
Com o objetivo de fomentar o debate sobre os fundamentos históricos, o evento propôs alternativas para traçar novos caminhos e promover uma consciência crítica sobre como agir de forma organizada em grupos, enfrentar as adversidades da vida e desenvolver competências em cultura política no contexto do trabalho social.
O tema “Saúde Mental” abordado durante o evento proporcionou aos participantes uma visão abrangente sobre como lidar com as exigências da vida, equilibrar emoções, desejos e promover o bem-estar pessoal, além de auxiliar o outro. A palestra destacou que todo esse processo só faz sentido quando cuidamos de nós mesmos, valorizando o corpo e a mente como fatores interligados, que envolvem aspectos biológicos, psicológicos, sociais, espirituais e econômicos.
O processo metodológico do evento foi dividido em três momentos: apresentação do grupo e atividade cultural, palestra e momento de lazer. Cada etapa foi planejada de forma interativa, prática e reflexiva, com o objetivo de oferecer não apenas o entendimento teórico sobre o tema, mas também ferramentas e estratégias aplicáveis no dia a dia do ambiente de trabalho.
Nesse contexto, a promoção de habilidades socioemocionais, como autoconfiança e resiliência, desempenha um papel fundamental na melhoria do bem-estar emocional. A formação contou com a participação de professores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de diversas entidades, como Casa de Nazaré, Centro Educativo Dom Bosco, Sonho Meu e Grilo Falante.