Implantação do Sistema Agroflorestal em Mirante da Serra: Prática e Integração Comunitária

Entre os dias 18 e 19 de dezembro, foi realizada a implantação do sistema agroflorestal no município de Mirante da Serra, destacando-se pela importância do aprendizado prático e pela forte integração comunitária. A ação faz parte da formação continuada em agroecologia do Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER), por meio da área de agroecologia, que está desenvolvendo um cronograma que contempla três módulos virtuais e encontros presenciais, com desdobramentos nas atividades regionais, promovendo a disseminação do conhecimento sobre práticas sustentáveis.

 

 

No dia 19, o encontro ocorreu com a implantação de dois canteiros agroflorestais na chácara do companheiro João Luquinha, entusiasta da prática e participante da formação. Cada canteiro, com 20 metros de comprimento, foi cuidadosamente preparado e implantado sob a orientação técnica do especialista Laércio Cavalcante, que acompanhou todo o processo, oferecendo assessoria durante as etapas.

A prática teve início com a limpeza da área, seguindo para a elaboração e execução dos canteiros até a inserção das mudas no solo. A participação ativa da turma da Regional Centro foi fundamental para o sucesso da atividade. A interação não se limitou ao aspecto técnico, mas se estendeu para um dia de convivência, com momentos de troca e solidariedade, incluindo café da manhã, almoço comunitário e café da tarde, fortalecendo os laços dentro da comunidade local.

O encontro em Mirante da Serra foi mais um passo para o fortalecimento da agroecologia, desenvolvendo o sistema agroflorestal como alternativa sustentável de cultivo e agregando práticas ecológicas e sociais que visam à autonomia das comunidades locais. A continuidade das atividades presenciais e regionais é essencial para incentivar e possibilitar o engajamento de mais pessoas na promoção da ecologia integral e cuidado da casa comum.