Romarias do Padre Ezequiel Ramin: 10 anos de fé, luta e resistência na Amazônia

As Romarias do Padre Ezequiel Ramin constituem um importante evento anual realizado em Rondolândia (MT) desde 2016, em homenagem ao missionário comboniano assassinado em 1985 por sua atuação em defesa dos direitos dos povos do campo e da floresta na Amazônia. Tem reunido comunidades, povos indígenas, agricultores familiares, missionários e organizações sociais para celebrar a memória do missionário comboniano assassinado há 40 anos, defensor incansável dos direitos dos pobres e da floresta amazônica. Este resumo apresenta um panorama das dez edições realizadas até 2025, destacando seus principais temas, contextos e contribuições para a memória, espiritualidade e mobilização social na região. O evento tem sido espaço de fortalecimento da espiritualidade, resistência, mobilização social e denúncia da violência no campo, fortalecendo a esperança e a luta por justiça.

1ª Romaria (2016) – 31 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

Rondolândia (MT) – 24 de julho de 2016 – A primeira Romaria foi realizada em 2016, marcando os 31 anos do martírio de Padre Ezequiel Ramin. Reuniu cerca de 500 pessoas — entre jovens, religiosos, comunidades de base, PPE/IPER — em caminhada até a Capela do Martírio, próximo ao local onde Ezequiel foi assassinado em 1985.

O evento uniu espiritualidade, memória e denúncia, destacando o testemunho profético de Ezequiel como inspiração para as lutas pela justiça social na Amazônia. Seu legado mobiliza a fé como força transformadora diante das violências no campo e reafirma o compromisso cristão com os pobres e a terra.

2ª Romaria (2017) – 32 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

Rondolândia (MT) – 23 de julho de 2017 – Em 2017, a segunda romaria marcou os 32 anos do martírio de Padre Ezequiel Ramin, missionário comboniano assassinado em 1985 em Rondolândia (MT), durante um conflito agrário. A programação começou dias antes em Cacoal (RO), com tríduo, teatro, cantos e missa na Igreja Matriz, reunindo comunidades eclesiais, juventudes e religiosos.

Com uma caminhada até a Capela do Martírio, a segunda edição intensificou a mística popular e a mobilização social. O evento trouxe a denúncia da violência no campo, enfatizando os conflitos agrários que ainda persistem. O caráter comunitário e a presença dos povos indígenas marcaram essa Romaria como momento de reafirmação da resistência contra a opressão e pelo direito à terra. A celebração reforçou a espiritualidade libertadora e o compromisso da Igreja com a vida dos pobres e a defesa da terra.

3ª Romaria (2018) – 33 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

A 3ª Romaria do Padre Ezequiel Ramin foi realizada em 22 de julho de 2018 em Rondolândia (MT), com o tema: “Com os pobres pela Terra, Água, Justiça e Paz”. Realizada em conjunto com a XI Romaria da Terra e das Águas, esta edição teve como foco a defesa dos direitos dos povos indígenas e dos agricultores familiares. O evento reuniu comunidades, movimentos sociais e religiosos em uma caminhada até o local onde o padre foi assassinado em 1985, destacando seu compromisso com a justiça social e a defesa dos direitos dos povos.

O Ano da Misericórdia foi tema central, trazendo reflexões sobre perdão, misericórdia e justiça social cristã. O hino “Oferenda em Missão”, de Zé Aparecido, ecoou nas celebrações, que reuniram diversas comunidades para reafirmar o compromisso com a terra, a água e a vida na Amazônia.

4ª Romaria (2019) – 34 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

Desde 2016, a Romaria em homenagem a Padre Ezequiel Ramin acontece anualmente para celebrar seu martírio, ocorrido em 24 de julho de 1985. Em 2019, a 4ª edição reuniu quase mil romeiros em Rondolândia (MT), com presença de Dom Zenildo Pereira, bispo da Prelazia de Borba (AM), e missa em Cacoal (RO).

Nos dias anteriores, as comunidades refletiram em tríduo sobre “O chamado de Deus”, “O envio em missão” e “Profetismo e martírio”. Padre Ezequiel, assassinado por defender posseiros e os pobres da Amazônia, é reconhecido como símbolo de fé e compromisso social. Mais de 200 bispos pediram ao Papa Francisco o reconhecimento oficial de seu martírio, consolidando-o como padroeiro do Sínodo da Amazônia. O evento destacou a importância da memória viva do martírio de Padre Ezequiel para fortalecer a resistência contra as ameaças à floresta e aos povos originários.

5ª Romaria (2020) – 35 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

Mesmo diante da pandemia da Covid-19, a Romaria de 2020 manteve-se firme, com formato adaptado para garantir segurança sanitária. A defesa dos direitos das famílias sem terra e dos povos indígenas ganhou destaque, ao lado da renovação de frentes de ação e mobilização. O evento expressou a coragem e o compromisso dos participantes em continuar a luta por justiça social, mesmo em tempos difíceis. Um vídeo-documentário registrou os momentos principais, reforçando o chamado à resistência.

6ª Romaria (2021) – 36 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

A retomada da presença física trouxe um forte reforço na espiritualidade e na memória do mártir. Com a participação de comunidades locais, juventude, missionários e movimentos sociais, o evento teve momentos de celebração e reflexão sobre o atual contexto da Amazônia. A caminhada uniu fé e luta, consolidando o compromisso com a justiça e a vida na região.

7ª Romaria (2022) – 37 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

Realizada em Rondolândia (MT), no dia 24 de julho de 2022, a 7ª Romaria reuniu cerca de 800 pessoas sob o tema “Pe. Ezequiel Ramin: testemunho e profetismo na Amazônia” e o lema “Gerando vida, resistência e esperança”. Organizada pela Diocese de Ji-Paraná, Missionários Combonianos, IPER, CPT, CIMI, PJ e paróquias locais, a romaria destacou o legado profético de Ezequiel e sua defesa dos pobres da terra, indígenas e trabalhadores rurais. A caminhada incluiu paradas reflexivas, celebração e bênção de sementes crioulas e nativas, reforçando o compromisso com a vida, a ecologia e a justiça social.

Aconteceu a Feiras e troca de saberes, sabores, cultura e cidadania que possibilitou a troca de variedades produzidas por famílias camponesas e indígenas. Foram sementes crioulas e nativas de leguminosas, oleaginosas, de hortaliças, frutíferas, de ervas aromáticas e medicinais e das essências florestais amazônica. Ao receber a bênção, os romeiros fizeram a troca e retornaram fortalecidos na espiritualidade e na luta com a esperança e com a tarefa de semear resistência para próxima Romaria.

8ª Romaria (2023) – 38 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

Realizada em 23 de julho de 2023, a 8ª Romaria do Pe. Ezequiel Ramin reuniu centenas de fiéis, especialmente das CEBs da Diocese de Ji-Paraná, em Rondolândia (MT), com o tema “Pe. Ezequiel Ramin: Semente Viva na Amazônia” e o lema “O sonho de uma sociedade solidária e fraterna”. A caminhada de 3 km foi marcada por quatro paradas reflexivas, abordando vocação, fome, agroecologia e os direitos dos povos indígenas. A romaria destacou a atuação da CPT, do IPER e do CIMI, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, reforçando o legado profético de Ezequiel. A celebração contou com missa presidida por Dom Norberto Foerster, partilha de alimentos e o tradicional ato das trocas de sementes crioulas e mudas, símbolo do compromisso com a terra e a esperança agroecológica. A romaria reafirmou o chamado à profecia, à solidariedade e à defesa da Amazônia.

Aconteceu também a troca de sementes e mudas deste ano foi resultado, principalmente, da dedicação das famílias camponesas e indígenas que tem se comprometido de selecionar, armazenar e cultivar as variedades de sementes crioulas e nativas colaborando com a preservação da biodiversidade na Amazônia.

9ª Romaria – 39 anos do Martírio de Padre Ezequiel Ramin

Rondolândia (MT), 23 de julho de 2024 – A nona Romaria reuniu mais de 1.600 pessoas vindas de diversas comunidades de Rondônia, Mato Grosso e outros estados, além de representantes de outros países. A caminhada partiu da Comunidade Pe. Ezequiel Ramin até a Capelinha, no local do martírio, em meio a uma paisagem marcada pelo avanço do agronegócio. Ao longo do percurso, os romeiros e romeiras manifestaram sua fé, esperança e compromisso com as causas que marcaram a vida do missionário comboniano.

Com o tema “Pe. Ezequiel Ramin: Amigo dos pequenos e defensor dos pobres”. Inspirado em Mateus 25, 40b, o lema: “Todas as vezes que vocês fizeram isso a um desses meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim que o fizeram”, a celebração eucarística foi presidida por Dom Zenildo Luiz Pereira, da Prelazia de Borba (AM), e concelebrada por Dom Norberto Foerster. Dom Zenildo destacou que o sangue derramado de Ezequiel segue fecundando esperanças e compromissos: “as balas não calaram a voz da missão”.

Com 37 anos de atuação, o IPER nessa romaria reafirmou sua missão da feira de trocas de saberes, sabores, cultura e cidadania.

10ª Romaria (2025) – 40 anos do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin

A 10ª Romaria do Martírio de Padre Ezequiel Ramin marca quatro décadas do testemunho profético do missionário comboniano, assassinado em 1985 por defender camponeses e indígenas. Realizada em Rondolândia (MT), a romaria reuniu mais de 3 mil pessoas de diversas regiões do país. Foram 10 edições de caminhada, espiritualidade e resistência, mantendo viva a memória do mártir da justiça e da paz. Neste ano, renovamos nosso compromisso com a vida, os direitos dos povos e a construção do Reino de Deus na terra. Aconteceu no dia 27 de julho de 2025, em Rondolândia (MT), como o tema: “Pe. Ezequiel Ramin: Mártir da Esperança” e o lema: “O Senhor disse: Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: Aqui estou. Envia‑me.” (Isaías 6,8).

Um legado vivo para a Amazônia

A trajetória das Romarias do Padre Ezequiel Ramin é marcada por um profundo compromisso com a justiça social, a defesa dos direitos dos povos tradicionais e a proteção do meio ambiente. Mais que uma celebração religiosa, o evento é um espaço de articulação política, resistência cultural e esperança para a Amazônia brasileira.

A cada ano, as romarias renovam o compromisso com a memória de um homem que deu a vida pela justiça e pela paz, inspirando novas gerações a continuarem o caminho da fé aliada à luta social.

Para acompanhar as Romarias e demais atividades do Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER Amazônia): iper-amazonia.com.br

Autores