Neste último domingo (25/09), romeiros e romeiras motivados pela fé e pela alegria do encontro puderam partilhar a história, rezar, cantar, se molhar com a água santa, receber a bênção e trocar sementes e mudas. Foram mais de mil fies, vindos de diversos municípios, das comunidades eclesiais, organizações sociais e movimentos populares da diocese de Ji-Paraná, acolhidos para celebrar a 36.º Romaria da Bíblia, na Linha 45, Espaço Água Santa, no município de São Felipe d´Oeste-RO.
Após dois anos de distanciamento imposto pela pandemia da covid-19, zelando pela vida e esperando com fé, os fies retomam a romaria. Espaço em que agradece a conquista e o usufruto da terra e pede para que as futuras gerações possam continuar plantando e colhendo. Ainda na caminhada, os romeiros/as, celebraram e rezaram em memórias daqueles que fizeram parte desta história e que, infelizmente, fizeram sua páscoa por conta do vírus.
Em entrevista a representante da coordenação, Fernanda Alexandre, relata sobre o desafio enfrentado para a realização da 36ª romaria. “A 36ª romaria teve início com sentimento de insegurança, porque depois de dois anos da pandemia da covid-19 a gente pensava, será que teremos folego para puxar uma romaria? E aí foram quatro reuniões que ocorreram durante o ano em que sonhamos este momento, e trouxemos o que estamos vivendo e como valorizar isso e fazer memória do nosso povo, então, estamos finalizando agora as 16h com a sensação de gratidão. Não tínhamos uma expectativa em relação a público, porque tínhamos como pergunta, como será esse ressurgir do povo? Hoje, temos certeza que o povo voltou e estava com saudade, todos os momentos da romaria foram muito emocionantes e simbólico, ” destacou.
O evento foi uma organização da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno e nesta edição teve como tema: “Nossa história em Novo Tempo” e lema: “O ressurgir de um povo”. A romaria foi marcada por vários momentos emocionantes e simbólicos, sendo que ainda na concentração, foi o espaço de reviver a história, o por que celebrar a romaria, porque esse lugar é santo? Como começou e de onde surgiu? Nesta hora, os moradores que fizeram parte ainda em 1986 da primeira romaria, da luta e conquista pela terra puderam contar a história simbolizando essa partilha com os jovens.
Durante a caminhada, romeiros soltaram balões brancos em homenagem às vítimas do coronavírus; na chegada ao Córrego da Água Santa, as pessoas foram abençoadas com água benta e puderam lavar enfermidades e se molhar. O almoço foi mais um momento de partilha e também de descanso. Às 14 h deu-se sequência a celebração presidida pelo Bispo da Diocese de Ji-Paraná, Dom Norbert Hans Christoph Foerster e com a presença de padres da paróquia. Na missa, outro momento emocionante foi as mulheres colocarem no altar os pães que foram partilhados entre os fies.
VI Feira de Trocas de Mudas e Sementes SEMEAR, como gesto concreto de nosso compromisso com Casa Comum, nossa Mãe Terra.
A feira de troca de mudas e sementes surgiu em 2017 a partir da articulação de várias lideranças que compunham a coordenação da Romaria da Bíblia. Desde a organização da primeira feira, vários produtores participaram com suas sementes, variáveis e mudas, neste sentido, as comunidades, a Rede Semear, o IPER, a CPT e outras organizações atua no incentivo aos romeiros para levarem e trazer no ano seguinte. Este foi um momento rico em que pequenos agricultores rurais e urbanos partilharam as variedades de milho e de feijão, de feijão Gandu, gergelim, amendoim, mucuna, feijão-de-porco branco e vermelho, crotalária, sementes de hortaliças, entre outras tantas sementes. Assim como, mudas de ipê, de açaí, de Jatobá, de ervas medicinais, parreira de uva, entre outras.
Para Vaninha e Altair, representantes da Rede Semear, a feira cumpre um dos objetivos da romaria que é de “promover a vida, a agroecologia, a alimentação saudável, tudo isso iluminado pela palavra de Deus que nos quer como os cuidadores da criação, e por isso então, a feira surgiu como um gesto concreto de cuidado com a criação de Deus”, ressalta Altair.
Para iniciar a partilha, o bispo Dom Norberto abençoou as sementes e mudas com a seguinte oração:
Que Deus abençoe as mãos daqueles que estarão levando as sementes para casa, para que realmente plante. Esse Deus que criou todo o nosso mundo, essa bela criação. Sempre quando plantamos a semente fértil, continuamos a obra do Deus criador, que as pessoas que vão plantar essa semente façam isso com uma oração, peça a Deus que faça essa semente crescer, e não apenas essa semente, mas, também a semente da partilha, da vida, da fé na agronomia que não usa agrotóxicos, e que confia na força da planta, na força do Deus vivo. Que todos sejamos irmãos da casa comum, da boa criação de Deus. Irmãos e irmãs que nos seja gente que espalha a vida, plantando, colhendo e partilhando. Que Deus abençoe quem preparou e quem vai levar as sementes, em nome do Pai, do Filho do Espírito Santo, Amém!
Participação dos jovens na 36.ª Romaria da Bíblia.
Importante destacar a participação da juventude com tarefas na romaria. De acordo com uma das coordenadoras, Samara Pauli, nos dias de sábados do último mês que antecedeu a romaria, os jovens fizeram a limpeza do espaço, confeccionou as placas de conscientização ambiental e durante o evento contribuiu com a acolhida dos romeiros e romeiras, na animação, entre outras tarefas. Nesta contribuição, ela relata o que mais lhe chamou atenção, “o que mais me marcou, foi na acolhida, quando uma senhora de 82 anos abraçou todos os jovens e falou que se Deus permitir estará presente na romaria do ano que vem, e teve uma outra parte também, que foi a passagem na ponte, acho que esse momento do perdão e é muito emocionante para todos que participam”.
Ela ainda contou que desde a 31.ª Romaria acontece a conscientização dos jovens ao setembro amarelo, destaca que eles entregam uma lembrancinha com uma mensagem motivacional e com um lacinho amarelo simbolizando a prevenção ao suicídio, também eles oferecem o abraço grátis, uma parte marcante da acolhida dos romeiros e romeiras.
Na oportunidade ela deixou uma mensagem para os jovens, “tudo que fizer para o reino de Deus compensa trabalhar, se você tem um convite para trabalhar em prol do reino de Deus, foi o espírito santo que através daquela pessoa tocou o seu coração para te fazer esse convite, a minha mensagem é que participe, foi o espírito santo que te enviou para esse trabalho e estamos precisando deste coração tocado com fogo do espírito santo para o trabalho” pontou.