A 37ª Romaria da Bíblia, realizada em 24/09 no município de São Felipe d’Oeste, envolveu as comunidades católicas da região em uma celebração de fé, da união e da partilha. O evento iniciou na Comunidade Nossa Senhora da Graça, Linha 45, de onde os/as romeiros/as partiram caminhando em direção ao Espaço Água Santa.
Durante a caminhada, os/as romeiros/as, em um ato de fé, tiveram a oportunidade de refletir sobre os acontecimentos ao longo do ano, relembrando as lutas e sacrifícios, fazendo promessas e expressando gratidão a Deus pela vida. Como parte significativa do evento, os romeiros carregaram uma cruz ao longo do percurso, passando-a entre os fiéis. Esse gesto simbolizou momentos de arrependimento, perdão, compaixão e compreensão, valores tão necessários nos tempos atuais. Continuaram a jornada, entoando cânticos e louvando o Senhor.
Ao chegarem no Espaço Água Santa, como um ato de devoção e agradecimento à toda história vivenciada naquele local, deu-se a benção do Círio Pascal, onde foi imerso na água para ratificar ainda mais a benção trazida por aquele riacho de águas claras, puras e tão santas. Com alegria, as crianças presentes banharam e brincaram na água, os jovens e adultos lavaram os pés e as mãos para se refresca, mas, também pediram proteção e a benção.
Além disso, ocorreu o ato de troca de sementes que se deu imediatamente após a benção proferida pelo Bispo Dom Norbert. Nesse momento, era possível notar nos olhares de cada pequeno agricultor a felicidade em poder estar presente naquele momento, trocando as sementes que tinham. Mais do que uma troca de sementes, foi um momento de troca de experiências e vivências. Destaca-se, a participação e envolvimento dos jovens e das mulheres em todos os espaços deste evento.
A feira de troca de sementes na Romaria da Bíblia é um momento muito aguardado pelos/as romeiros/as que seleciona e armazena as sementes ao longo do ano, para fazer a troca. Neste ano, pela articulação dos grupos acompanhados pelo IPER, foram distribuídas mais de 20 variedades de sementes crioulas. Esse ato simboliza a resistência dos pequenos agricultores que estão sendo afetado pelo modo de produção do agronegócio, que contamina suas sementes com variedades transgênicas e híbridas.
É importante enfatizar a participação dos romeiros e romeiras da Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes, dos municípios de Mirante da Serra e Nova União, que pela primeira participaram da Romaria da Bíblia e levou sementes crioulas para a troca. Uma das lideranças da região, Márcio Ferreira, assentado no Assentamento Padre Ezequiel Ramin em Mirante da Serra, Rondônia, falou sobre o trabalho do Dom Norberto na promoção da retomada das Comunidades Eclesial de Base.
No momento do almoço, houve o tradicional momento de partilha, em que os participantes se alimentaram, partilharam e trocaram receitas. Logo após, no palco central, Aldo Paixão, representante do IPER, falou sobre as ações nas áreas de saúde integrativa e agroecologia. Ainda, ele ressaltou sobre a importância da luta e conquista da terra e para além da posse da terra, falou sobre a dedicação dos pequenos agricultores da região que estão optando pelo modo de produção sustentável, baseado na agroecologia.
Durante a missa, os fiéis se reuniram em frente ao palco para ouvir a palavra de Deus. Para começar, os jovens encenaram a história do Espaço Água Santa, destacando a luta e resistência das pessoas. Na peça teatral, foi narrado que os moradores enfrentaram ameaças de morte e que, para adquirirem a posse da terra, pessoas inocentes foram assassinadas. Ao narrar, os jovens moradores relatam o milagre que aconteceu na estrada que atravessava o rio em que o trator esteira dos capatazes atolou. Os capatazes estavam indo derrubar os barracos dos pequenos agricultores e dizia que iriam matá-los, como o tratou atolou, eles desistiram. A apresentação da história como peça teatral, foi um momento muito importante que releva a dedicação dos jovens e que comoveu os/as romeiros/as.
O bispo, durante a missa, enfatizou a importância da participação dos jovens e do consumo de alimentos sem agrotóxicos, incentivando-os a valorizar a terra conquistada por seus pais e a produzir de forma sustentável para uma saúde melhor e a redução das doenças.
Esta 37ª Romaria da Bíblia não apenas celebrou a fé, mas também honrou a história, a resistência e o compromisso com práticas sustentáveis, deixando uma marca profunda nos corações de todos os participantes.