A Campanha Seu Voto Vale Vidas e Encantar a Política, une diversas entidades e organizações em Ji-Paraná

O lançamento da Campanha Seu Voto Vale Vidas, ocorrido no auditório da OAB de Ji-Paraná, reuniu diversas entidades e organizações da sociedade civil, educacional, poder público, entidades religiosas, justiça eleitoral, partidos políticos, pastorais, sindicatos e movimentos sociais do campo. O evento teve como objetivo promover uma visão positiva da política e contribuir para a formação de consciências críticas na sociedade. Atraiu um grande número de participantes e gerou discussões produtivas sobre a campanha.

O evento foi composto por três momentos cruciais: 1) Acolhida e Mística Inicial -, com a música Seu Voto Vale Vidas, de nosso saudoso amigo José Aparecido. 2)Composição da Mesa com falas das entidades que realizam a campanha. Em que destacaram a importância do voto consciente e do engajamento cívico neste ano eleitoral. A campanha, através de discussões e formações, busca combater preconceitos sobre a política e enfatizar que cada voto tem o poder de influenciar aspectos importantes da vida cotidiana, como educação, trabalho, moradia e saúde. A campanha continuará promovendo a conscientização política em reuniões e grupos. 3) Mesa Redonda – contou com a participação de Flávia Bandeira, do Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER), que falou sobre o histórico, pontos de destaque e eixos da campanha Seu Voto Vale Vidas e Encantar a Política. Fabio Menezes da OAB e Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo, Chefe de cartório da 3ª Zona Eleitoral TRE/RO, discutiram os aspectos legais e estruturais da campanha.

A comissão organizadora da campanha ‘Seu Voto Vale Vidas’ destaca a importância de um voto consciente, que não pense apenas no indivíduo, mas em todos. A campanha é relevante para a conscientização dos jovens sobre a política, muitas vezes marcada por preconceitos, como a ideia de que a política é suja ou exclusiva dos políticos em Brasília. Além do mais é necessário superarmos os desafios que ameaçam os pilares da sociedade: desinformação, polarização e ataques à democracia.

Ana Claudia, representante da Pastoral da Juventude (PJ), fez um chamado para os jovens se tornarem protagonistas e promoverem a conscientização sobre a política em todos os lugares que eles estiverem.

A participação da sociedade civil é fundamental e a política deve ser discutida em reuniões e comunidades, garantindo o acesso às políticas públicas e aos direitos.

As falas da comissão organizadora da campanha convidam a todas e todos para somar forças, olhar para as situações de dor e sofrimento ao redor e levar a mensagem de que o VOTO de cada um VALE VIDAS. É importante ouvir, ver e discutir a política. Apesar das brigas no WhatsApp e das concepções de que a política é suja, a verdade é que a política não é suja, a politicagem é. A política é o dia a dia, é a vida. Não se pode permitir que pessoas que praticam a politicagem estejam no meio e isso pode ser mudado através do voto.

Nos últimos anos, criou-se uma mentalidade de que a política é coisa dos outros. No entanto, é através da política que se tem acesso à educação, ao trabalho, à moradia e ao atendimento de saúde. O voto de cada um vale vidas.

A continuidade da campanha será em reuniões, em pequenos grupos que discutirão a política, com formação e conscientização, escutando uns aos outros. É preciso fazer a escolha certa e participar ativamente do processo político e construir assim uma Amizade Social em fase ao bem comum.

A campanha “Seu Voto Vale Vidas” tem sido fundamental na conscientização sobre a importância do voto desde 2008. Uma vez que promove debates, forma consciências críticas e combate a corrupção eleitoral, incentivando o engajamento cívico. Sua adaptação durante a pandemia em 2022 demonstra sua relevância contínua na promoção da democracia e transparência nas eleições.

Os representantes da comissão organizadora que compuseram a mesa: Silvestre da Silva Santos da Rádio Comunitária; Ana Cláudia, da Pastoral da Juventude; Marcio Porto, Presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR); Wanderson Roger de Azevedo Dias, Diretor Geral Substituto do Instituto Federal de Rondônia (IFRO); Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo – Chefe de cartório da 3ª Zona Eleitoral TRE/RO, Flávia Bandeira, do Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER); Raquel Wieland, Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Dr. Jefferson Freitas Vaz, Presidente da OAB, Subseção de Ji-Paraná; e Dom Norberto Foerster da Diocese de Ji-Paraná, representando a Escola de Fé e Política.

Destacamos também as presenças de Alex Possamai – Via Campesina Rondônia; Vera Márcia – Vereadora de Ji-Paraná; estudantes da Escola Família Agrícola – EFA Itapirema; Consellho Municipal e Saúde, Pastoral da Saúde e da Criança, Conselho de Leigos (CEBs) entre outras representações, que trouxeram à mesa diferentes perspectivas sobre a campanha. Cada entidade teve a oportunidade de apresentar suas ideias e contribuições para se somar nas ações da campanha.

Para mais informações, acesse o blogger https://seuvotovalevidas.blogspot.com/ entre em contato através do e-mail: seuvotovalevidas2004@gmail.com, e acompanhe pelas redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/Seuvotovalevidas e Instagram: https://www.instagram.com/seuvotovalevidas/