Ação de Saúde Integrativa Popular Comunitária Avança na Farmácia Viva de Nova União

No dia 12 de julho, a área de Saúde Integrativa Popular Comunitária realizou mais uma ação na Farmácia Viva de Nova União, localizada na área social do Assentamento Palmares. O grupo se reuniu para realizar a limpeza dos canteiros, plantar ervas medicinais e instalar sombrite, uma tela que auxilia na conservação da umidade, essencial neste período de estiagem.

Durante a seca, a produção de ervas medicinais é afetada, e algumas variedades não podem ser cultivadas. No entanto, o grupo mantém algumas dessas variedades através de processos de secagem e estocagem. Durante o encontro, os participantes foram informados de que, mesmo que não possam contar com as plantas frescas o tempo todo, têm acesso a elas por meio de tinturas e chás, especialmente durante o período de entressafra.

A manutenção do espaço é realizada com o cuidado e o plantio de ervas mais resistentes à seca. O cultivo de ervas de ciclo curto tem sido uma estratégia eficaz, permitindo o plantio e a colheita contínua. As ervas são secas e armazenadas, ficando disponíveis para a comunidade no Centro de Atendimento e Apoio da região Centro, que já utiliza esses recursos. O atendimento na central ocorre semanalmente.

Na ocasião, os participantes colheram sementes de alfavaca, feijão guandu e mucuna, que foram levados para a IX Romaria Pe. Ezequiel Ramin e disponibilizadas para os agricultores que participarem da Feira de Troca de Sementes. A alfavaca é utilizada para tratar gripes, resfriados, tosses, para fazer gargarejo, para combater infecção de garganta e na boca (com afta, gengivite e mal hálito) e também como chá para consumo. Já o feijão guandu e a mucuna foram plantados no horto para correção e nutrição do solo.

Além disso, o grupo fez uma diluição de álcool para preparar tinturas de arruda, tansagem e casca de jatobá.

As ações do grupo Ana Primavesi estão cada vez mais fortalecidas com práticas que contribuem não apenas para o cuidado com a saúde, mas também para o processo de transição agroecológica.