Agentes multiplicadores de saúde integrativa e agroecologia participam de intercambio em Tarilândia- Jaru

Aconteceu no último sábado (30), o intercâmbio de experiências no Centro Pastoral de Saúde de Tarilândia, município de Jaru-RO, entre os participantes multiplicadores de agroecologia e saúde integrativa. A programação teve início com apresentação das experiências e logo após, seguiu para visita sobre manejo do gado e reflorestamento.

Com a visita ao espaço de saúde, os participantes apresentaram suas experiências: Márcio do grupo Mirante da Serra falou do trabalho de recuperação do solo com homeopatia e que apesar do pouco tempo de uso nas áreas já foi possível a identificação de mudanças significativas; dona Ana Bel, socializou a experiência sobre o uso de homeopatia na sua horta urbana, os bons resultados no cultivo de tomatinho e de goiaba, assim com, apresentou que no Centro atualmente, cultiva mais de 30 variedades de ervas medicinais e o espaço conta com a contribuição direta de 4 agentes populares de saúde que trabalham de forma voluntária fazendo uma média 70 atendimentos mensais; dona Inês falou do uso de homeopatia no cuidado de animais (porco) e Sr. Everaldo socializou sobre o tratamento de verrugas, carrapato e mosca no gado; também houve a socialização da importância do uso da homeopatia associada à outras práticas e o desempenho extraordinário no tratamento de  hidrocefalia.

Com a riqueza dos casos apresentado e dos bons resultados a partir da saúde integrativa popular comunitária e da agroecologia, os participantes demonstram a satisfação de está trilhando esse caminho e vislumbra a continuidade das ações. Na propriedade do sr. Everaldo, foi possível conhecer a experiência do tratamento homeopático no gado infectados com verrugas e o uso de preparados para combate de carrapatos e moscas.

Apesar do calor e da alta temperatura, a troca de experiência contribui para aperfeiçoamento das técnicas entre os agentes de saúde integrativa e produtores agroecológico.