A área de Saúde Integrativa Popular Comunitária do Instituto Pe. Ezequiel Ramin – IPER, promoveu na última quarta-feira (16/08), o Mutirão de Farmácia Viva em Nova União com o Grupo Ana Primavesi. Nesta atividade periódica, os integrantes fizeram a construção de novos canteiros, a composição com terra adubada de canteiros existentes, plantação de ervas e plantas medicinais, e ainda, o grupo conversou sobre as plantas e ervas medicinais que cultivaram na área.
O grupo está avançando com a estruturação da Farmácia Viva (horto medicinal) e dialogam sobre a possibilidade de o instituto promover estudo com os integrantes com o tema fitoterapias. Mesmo havendo espaço para troca de saberes nos mutirões, nas próximas atividades, conforme o responsável pela área, Aldo Paixão, o cronograma será estruturado para que o grupo possa estudar sobre as propriedades das ervas e das plantas medicinais, sobre a colheita, armazenamento, o preparo e o seu uso adequado, além do trabalho prático nos canteiros.
Vale ressaltar, que o estudo será para aprendizados sobre as práticas integrativas e o uso de fitoterápicos que visa atender os seres humanos, nos cultivos, no solo e no cuidado com os animais. O instituto adota a metodologia da teoria-ação, ou seja, faz as ações práticas e avança mediante o estudo de caso. Outra ação que está sendo desenvolvida por este grupo, é a estruturação da Central de Apoio Regional Centro, na oportunidade, os integrantes relatam que já está em funcionamento. Ainda no mutirão, os integrantes do grupo dialogam em como envolver outras pessoas do Assentamento Palmares nas ações.