A Rede Terra Sem Males está promovendo a coleta de assinaturas de candidatos para a carta Agroecologia nas eleições, a ação continua em pleno vapor.
Neste período de campanha da Eleição 2022, a Rede Terra Sem Males promoveu diversas ações e debate para firmar compromisso junto as candidaturas sobre as políticas públicas e agroecologia. Em reunião e encontros com as lideranças, parceiros e candidatos discutiram as propostas da carta compromisso organizada pela Articulação Nacional de Agroecologia – ANA e como resultado obteve até o momento 13 assinaturas a carta no Estado de Rondônia.
Desde anos anteriores, as eleições têm sido espaços para fortalecer as bandeiras de lutas das organizações populares. Nesta oportunidade de articulação, o diálogo com a base e com a sociedade civil visibiliza a importância de ter representantes no legislativo e executivo comprometidos com as pautas e reivindicações do povo. Por isso, o esforço da construção de uma carta compromisso “Agroecologia nas eleições”, com o trabalho de coleta de assinaturas, visa também a conscientização sobre os temas de interesse popular.
A carta compromisso está dividido em 5 eixos: 1. Questões agrária e urbana e direitos territoriais; 2. Enfrentamento da fome e promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional; 3. Ciência crítica e cidadã, educação pública de qualidade e democratização da comunicação e da cultura; 4. Participação democrática e controle social na construção de políticas públicas; 5. Promoção da igualdade de gênero e racial e superação do colonialismo.
É importante destacar que o esforço das lideranças neste processo de construção tem sido para aglutinar forças em torno deste debate, seja do apoio dos candidatos, mas também, para envolver as pessoas que já fazem parte das organizações, e até mesmo, aqueles que ainda não estão engajados nestas causas. A Rede Terra Sem Males no Estado de Rondônia, tem se comprometido nas realizações ações de combate à fome, de promover as ações de agroecologia, preservar a biodiversidade em defesa da vida frente a projetos políticos de morte.