O instituto, promoveu no último fim de semana, 21 a 23 de abril, a I Etapa da Formação Continuada de Lideranças Juvenis com o seguinte tema: “Participação Sociopolítica e protagonismo juvenil”. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral – CDF de Ji-Paraná, localizada na Rua Rio Aripuanã c/ Mato Grosso, n. 982, Bairro Dom Bosco.
O evento contou com a participação de aproximadamente 70 adolescentes de diferentes entidades e teve como objetivo promover a formação de adolescentes e jovens para exercerem seu protagonismo e sua cidadania, bem como lutarem pela garantia de seus direitos, acessando as políticas públicas no contexto Amazônico.
Esteve presente participantes acompanhados no município de Ji-Paraná pelas seguintes entidades: creche Grilo Falante; Centro Educativo Dom Bosco; Casa Nazaré; Sonho Meu – Ji-Cred. O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) da Secretaria Municipal de Educação participou desse evento com representantes da escola Municipal Irineu Dresch. Ainda esteve presente educadores e os participantes do grupo acompanhado de Cacoal que fazem parte da Paróquia da Criança e do Adolescente. Bem como, participantes do grupo acompanhado de São Miguel do Guaporé.
Durante o evento, os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da participação Sociopolítica, diferença entre estado e governo e o papel das diferentes esferas governamentais na implementação de políticas públicas.
A dinâmica do evento contou com momentos Culturais, dramatizações e construção coletiva. Com parte do aprendizado sobre as políticas públicas e o exercício da cidadania, na programação do domingo, os adolescentes e jovens compôs a mesa redonda para discutir a criação e o fortalecimento do Comitê de Participação do Adolescente em cada município.
Importante destacar que esteve presente os representantes do Comitê de participação de adolescentes no CONEDCA e no CONANDA. São 4 os adolescentes representantes estaduais nas deliberações de políticas públicas para crianças e adolescentes em Rondônia e do país. Em entrevista com ambos, eles demonstram que estão tendo dificuldades de cumprir seu papel e pede ajuda aos representantes dos CMDCA para divulgar, colaborar e fortalecer as iniciativas.
A formação faz parte das ações da Área Criança e Adolescente que promove oficinas, seminários e entre outras atividades no decorrer do ano. As etapas da formação, é um exercício de encontro entre os grupos acompanhados dos três municípios.
Para Alexandre, estudante da escola Irineu Dresch e membro do NUCA, “participar desse evento foi muito bom, dá para ver que não estamos sozinhos e que precisamos lutar pelos nossos direitos”, pontou.
A Secretária, Ana Maria Vizeli, prestigiou o evento e participou da mesa redonda que discutiu o protagonista juvenil, juntamente com Eliene Barcelos, Articuladora do Selo UNICEF.