O mutirão de construção do horto medicinal (Farmácia Viva continua) a todo vapor no Assentamento Coletivo 14 de Agosto, município de Ariquemes. Desta vez, o grupo organizou numa lista, a identificação das ervas medicinais que já foram plantadas e listaram as variedades que precisam conseguir mudas e sementes. Bem como, foi o dia da entrega e organização dos materiais e equipamentos da Central de Atendimento e Apoio do regional Norte.
Para Aldo Paixão, orientador da área de Saúde Integrativa Popular Comunitária do IPER, “a cada encontro com o grupo, vemos o seu entusiasmo e compromisso para que o horto medicinal e a central estejam em pleno funcionamento atendendo as demandas da comunidade e dos pequenos agricultores do regional Norte”, declarou.
As ações desenvolvidas têm demonstrado sua relevância, tendo em vista, que um bom número de agricultores e agricultoras estão trabalhando com a produção agroecológica e com o tratamento natural a partir das plantas. Ainda na oportunidade, o Sr. Aldo destacou que o grupo já está comprometido com as práticas integrativas e realizaram diversas experiências exitosas relacionado ao cuidado do solo, plantas, animais e pessoas.
Aproveitando deste momento de mutirão, o IPER fez o convite para a VII Festa Camponesa, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2023, em Jaru (RO). Na oportunidade, reiterou o convite para VIII Romaria Pe. Ezequiel Ramin, que acontecerá no dia 23 de julho, na capela do Pe. Ezequiel Ramin, município de Rondolândia (MT) divisa com Rondônia, que pertence à Diocese de Ji-Paraná. Bem com, incentivou o grupo a organização das variedades de sementes para troca em ambos eventos.