Encontro da Rede Semear movimenta agricultores para recuperação de nascente em Espigão D´Oeste.

Com uma ação comunitária, famílias camponesas de Espigão D’Oeste e Pimenta Bueno se encontraram para o mutirão de recuperação de nascente e para partilhar saberes e sabores na propriedade seu Delio e dona Roseli. No último sábado (10), pela manhã, adolescentes e adultos fizeram mudas de frutíferas e de árvores nativas e seguiram para fazer o plantio na área degradada onde fica situada a nascente.

A atividade de solidariedade e ajuda mútua para troca de mudas e sementes entre agricultores, organiza-os para continuar produzindo alimentos com base nos princípios da agroecologia. Na propriedade visitada encontram-se variedades de alimentos produzidos no quintal, dona Roseli ao receber os participantes do encontro em sua casa fala sobre os aprendizados para o cultivo de forma sustentável. Destaca que antes capinava e queimada deixando o solo descoberto, atualmente, aprendeu fazer a cobertura do solo com matéria orgânica e o resultado é maravilhoso, os cultivos agradecem a adubação e produz muito bem.

A recuperação de nascente teve início há dois anos com cerceamento da área e plantio de árvores pela família. Seu Délio relata que devido à erosão do solo tem sido preciso fazer a limpeza manual da mina para evitar o seu desaparecimento, conta que é uma ação que precisa ser feita e assim garantir a água para o uso na propriedade.

Neste encontro da Rede Semear, foi mais um momento para fazer o trabalho coletivo, um espaço para conversar sobre os princípios organizativos da rede e construir o planejamento para 2023. A participação de representantes do IPER têm por objetivo acompanhar os desenvolvimentos das ações e impulsionar o trabalho de base que visa o fortalecimento das famílias camponesas na agroecologia e na saúde integrativa.