Formação com crianças e adolescentes orienta para o combate ao abuso e a exploração sexual em Cacoal.

Neste mês de maio, as formações nos grupos acompanhados pela área de criança e adolescentes está proporcionando o debate sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 14 de maio de 2022, dando continuidade às formações, o Instituto Padre Ezequiel Ramin – IPER, realizou mais um encontro no grupo acompanhado no município de Cacoal. Desta vez, a formação teve por objetivo orientar para o combate ao abuso e a exploração sexual.

Para o IPER é preciso ter uma postura incisiva para acabar com a violência sexual contra crianças, adolescente e jovens que ocorrem, principalmente, no âmbito familiar. Por isso, o objetivo das formações e ações do instituto, visa sensibilizar, informar e mobilizar os grupos acompanhados e toda a sociedade para participar na defesa dos direitos como previsto no Estatuto de Criança e Adolescentes, – ECA. Importante lembrar, que o combate ao abuso e à exploração sexual perpassa por ações de diversas áreas dos setores público e privado.

Para proteger crianças e adolescentes uma das ferramentas necessárias e utilizada pelo instituto, é a socialização de informação sobre esse assunto difícil e necessário. Por isso, é de suma importância que seja discutido esse tema no âmbito familiar, nas escolas, na igreja, em ONGs em todos os espaços. Assim como, proporcionar informação adequada a criança sobre seu próprio corpo limites saudáveis em relação a ele. Neste sentido, o instituto está realizando as formações nas entidades parceiras.