Formação em Cacoal (RO) proporciona reflexão sobre educação pública e os desafios ocasionados pela pandemia do coronavírus.

O Instituto Padre Ezequiel Ramin, através da área de Crianças e Adolescentes realizou a formação com o grupo de Cacoal nos dias 25 e 26 de junho de 2022. Dando continuidade na formação, o encontro teve como tema ‘os desafios da educação pública no contexto da pandemia do coronavírus’ e aconteceu no espaço da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Para Rosemeire Aparecida Costa, coordenadora da Pastoral da Criança e do Adolescente “o encontro foi produtivo todos os jovens participaram e relataram as principais dificuldades encontradas durante este período”. Para ela, “a suspensão das aulas presenciais, foi a primeira dificuldade apresentada, uma nova realidade para estudantes. Outro desafio, foram as aulas remota e o comprometimento do calendário escolar que contribuiu com o retrocesso no processo educacional e na aprendizagem. ” Pontua.

Durante a formação, os participantes também destacaram os danos estruturais e sociais para os estudantes e para as famílias de baixa renda que estão enfrentando o aumento da evasão escolar. Apontam serem diversos fatores que contribui com essa situação, principalmente, estarem num contexto de vulnerabilidades sociais. Com as aulas remotas e a situação de pobreza, muitos alunos tiveram dificuldades para estudar por falta de acesso à internet e por não ter materiais, como, por exemplo, celular ou computador.

Com a volta das aulas presencias, os adolescentes estão gradativamente se readaptando ao contexto escolar e contando com o desenvolvimento de habilidades nos aspectos afetivos emocional e cognitivo. Eles contam que estão enfrentando dificuldade de aprendizagem, principalmente, de leitura e da escrita.