No último domingo (9/10), aconteceu a visita de assessoramento agroecológico e da saúde integrativa com o grupo da Rede Semear no município de Pimenta Bueno que envolve participantes do município de Espigão d’Oeste. Essa atividade ocorreu no Centro de Formação Frei Silvestre, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a reformulação da horta medicinal e oficina prática para plantio cultivos medicinais e preparados homeopáticos por formandos do curso de saúde e integrantes da Pastoral de Saúde.
A atividade teve início com a limpeza e preparação do espaço designado para construção do horto no qual os envolvidos fofaram a terra, espalharam a compostagem e adubo natural, e organizaram as mudas e sementes para o plantio, logo em seguida, teve intervalo para tomar café. No plantio, houve as conversas para orientações e partilhas de experiências, nos quais, os participantes falavam o nome e para que servia as ervas que seria plantada segundo o seu conhecimento. Foram inúmeras espécies plantadas, dentre elas, as que são comuns para o uso terapêuticos, alimentares e condimentos.
Na sequência, houve o momento em que o grupo fez a apresentação das demandas/desafios e das práticas que os grupos desenvolvem no cuidado com solo, com as plantas e animais a partir da saúde integrativa popular comunitária. O grupo fez os preparados do solo e da água e levantada as demandas para controle animal, parasitas e insetos, formas para ter o desenvolvimento sadio das plantas e dos animais.
Importante destacar a participação e apoio do Frei Volmir que colabora com as organizações dos grupos nesta região e que tem experiência no campo da agroecologia e da saúde integrativa.