II oficina sobre Meliponicultura é realizado no Assentamento Rancho Alegre com apoio do MAB e IPER

Em uma iniciativa conjunta com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Instituto Pe. Ezequiel (IPER) promoveu o II oficina sobre Meliponicultura no Assentamento Rancho Alegre, localizado no município de Candeias do Jamari. O evento ocorreu no dia 25 de setembro de 2024, reunindo famílias assentadas para compartilhar conhecimentos e práticas sobre o manejo sustentável de abelhas sem ferrão.

A oficina focou em três principais atividades: a captura de meliponas, a fabricação artesanal de caixas para criação de abelhas e o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis na região. As famílias aprenderam a identificar colmeias, técnicas para atrair abelhas nativas e a importância da conservação ambiental no cultivo de meliponas, que desempenham um papel fundamental na polinização e preservação da biodiversidade local.

A parceria entre o MAB e o IPER visa promover alternativas econômicas sustentáveis para as comunidades atingidas por barragens, fortalecendo a agricultura familiar e práticas agroecológicas. Além de contribuir para a geração de renda, a meliponicultura tem o potencial de restaurar ecossistemas degradados e oferecer uma alternativa rentável, à produção de mel.

A continuação dessas oficinas reflete o compromisso das organizações com a promoção de atividades econômicas que respeitem o meio ambiente e fortaleçam a autonomia das famílias assentadas na região.