Instituto Pe. Ezequiel Ramin e Pastoral da Juventude unem-se em missão de esperança na Amazônia.

O Instituto Pe. Ezequiel Ramin – IPER esteve presente na 2ª Reunião Ampliada Diocesana da Pastoral da Juventude, que ocorreu no município de Rolim de Moura de 30/06 à 02/07/2023.

A parceria entre o IPER e a PJ compreende uma relação de compromisso e união entre essas organizações que desenvolvem ações voltadas para adolescentes e jovens na Diocese de Ji-Paraná, principalmente, ações educativas e de formação. E nesta atividade os colaboradores Francisco Marcos e Ivone Cristina representaram o instituto com a assessoria sobre o tema, “Pe. Ezequiel Ramin – Semente viva na Amazônia”, e lema, “o sonho de uma sociedade solidária e fraterna”, sendo o mesmo tema e lema da VIII Romaria Pe. Ezequiel Ramin.

O objetivo da formação da PJ é desencadear um processo formativo que integre a ação pastoral com base em uma organização, tornando os jovens protagonistas de sua caminhada e promovendo uma espiritualidade mais profunda. A reunião abordou a história do Mártir Padre Ezequiel Ramin e sobre as organizações que dedicam à missão que ele deu a vida. O IPER é uma dessas organizações.

Além disso, os jovens aprenderam que, devido ao seu testemunho, várias iniciativas honram seu nome como forma de homenagem e preservação de sua história. Pe. Ezequiel está presente em cada um de nós por meio de cada uma destas organizações! O IPER é um desses exemplos que se fez presente neste encontro, através de suas ações dá continuidade no legado deste importante mártir da Amazônia.

Na ocasião, aconteceu a celebração na comunidade Pe. Ezequiel Ramin e foram entregues o tríduo e o cartaz da VIII Romaria para os representantes da comunidade. A Romaria acontecerá em Rondolândia/MT no dia 23 de julho de 2023.

Assim como a PJ visa despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo, ela desenvolve com eles um processo global de formação a partir da fé para formar líderes comprometidos com a libertação completa do homem e da sociedade, atuando na própria PJ e em toda a Diocese. O IPER visa expandir e manter a missão de seu patrono por meio de suas ações e atividades no campo social e da evangelização, com base na vida dele como inspiração.

Como Pe. Ezequiel, o IPER contribui na promoção e fortalecimento da produção agroecológica, preservação dos recursos naturais, na saúde integral popular comunitária, na garantia e efetivação de direitos humanos; bem como, colabora com o protagonismo a partir da participação, da incidência social e política dos envolvidos, no âmbito da região amazônica rondoniense.

Juntos nessa Igreja Sinodal, o instituto busca ajudar os jovens e convida-os a seguir o exemplo do Pe. Ezequiel. Eles devem ser testemunhas e sinais de uma forma de ser Igreja que escolhe os pobres e é fiel até o fim, comprometida com a evangelização que transforma a sociedade, mesmo que isso tenha que custar a vida de alguém, como fez nosso mestre Jesus.

Por fim, destaca-se a frase do Papa Francisco lida para os jovens. “Nunca percam a esperança e a utopia, vocês são os profetas da esperança, são o presente da sociedade e da nossa amada Igreja e por sobre todo são os que podem construir uma nova Civilização do amor”.