O Instituto Pe. Ezequiel Ramin (IPER), representado pelo coordenador Francisco de Assis, participou de uma roda de conversa com movimentos socioambientais, que contou com a presença da Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva. O encontro foi promovido pela Associação Etnoambiental Kanindé e ocorreu na sede da Juventude Indígena de Rondônia, localizada na Dom Pedro II.
Durante a conversa, foram abordadas questões climáticas e discutidos temas relacionados ao fortalecimento da agricultura familiar e sustentável. A reunião também estabeleceu uma agenda para tratar da biodiversidade no Estado.
Esse evento representa um avanço significativo na busca por soluções para as questões ambientais, uma pauta urgente e essencial para a região. O instituto, portanto, colaborou para incentivar e promover práticas de produção agroecológica e orgânica no estado de Rondônia. Essas práticas promovem o equilíbrio entre o bem viver e a preservação ambiental, sendo uma das soluções para contrabalançar os impactos ambientais na Amazônia.