Intercâmbio no Vale do Paraíso. O IPER, visita três nascentes recuperadas em pequenas propriedades e incentiva a continuidade da ação.

O IPER,  através da área de agroecologia e saúde, faz intercâmbio de experiências no Vale do Paraíso,  berço dos mutirões de recuperação de nascentes em pequenas propriedades. A atividade aconteceu na última terça-feira (26), e contou com a participação da comunidade.

Neste município são três propriedades rurais que estão desenvolvendo este trabalho. Primeira visita nomeada de Nascente Manjedoura Luzinei Barreto; segunda nascente visitada, na mesma comunidade São Patrício, com o nome de Nascente Bem Para Todos, Esperança pelo Futuro; por fim, terceira nascente, Comunidade N. Senhora da Saúde que tem como nome Nascente “Olhos d’água deles brotam a vida”.

A ação nasceu da iniciativa de Luzinei Barreto, – militante do Movimento dos Pequenos Agricultores e atuante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Preto – neste município que sensibilizou os vizinhos para mobilização social por este bem comum e a importância do cuidado com o meio ambiente.

Na ocasião, os presentes participaram e fizeram um ato simbólico de continuidade de recuperações de nascentes com plantio de mudas, assim nos conta Mariselma Rodrigues da Silva, ” é um prazer muito grande da continuidade no trabalho de Luzinei, foi um pedido que ele fez, e temos essa oportunidade de estar contribuindo e ver tudo isso crescer”, ela é uma das representantes da comunidade São Patrício. Na comunidade Nossa Senhora da Saúde, dona Lucimar Nascimento, fala dos resultados do trabalho que está fazendo em sua propriedade, o antes e depois, demonstra uma outra realidade dos olhos d´água protegidos.

Os mutirões de recuperação de nascentes em pequenas propriedades é uma ação do IPER desenvolvida no âmbito familiar, com trabalho comunitário e que conta com parcerias locais.