O Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER), por meio da área de Criança e Adolescente, realizou a visita social, com acompanhamento e monitoramento técnico-social, entre os dias 20 e 22 de setembro de 2024, no regional centro. O encontro aconteceu na Paróquia Santa Luzia D’Oeste, no município de Santa Luzia/RO. A parceria entre o IPER e a Pastoral da Juventude foi firmada na XVIII Assembleia Diocesana da PJ em 2022 e tem sido marcada pelo apoio contínuo às diversas ações pastorais.
Na ocasião, o colaborador Francisco Marcos, representando o instituto, participou e contribuiu com a assessoria da 3ª Ampliada Ordinária da Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Ji-Paraná, além de colaborar nas atividades do grupo. O evento reuniu cerca de 25 a 30 jovens coordenadores paroquiais para analisar as atividades, os avanços da PJ e fortalecer a caminhada dos jovens na Igreja.
Durante o encontro, destacou-se a importância de reunir as diversas expressões de juventude na Igreja Católica, conforme a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De acordo com Marcos, “a nova proposta da CNBB, a ideia é reunir todas as juventudes dos grupos, movimentos e pastorais da Igreja Católica, e trabalhar a ideia do encontro, sempre com diálogo. Essa é também a proposta do DNJ deste ano, que visa reunir as diversas juventudes, com ideias diferentes, mas com o mesmo objetivo dentro da Igreja.”
O encontro também tratou de ações da Pastoral da Juventude, com os representantes paroquiais compartilhando o progresso de suas atividades e fazendo encaminhamentos para o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O DNJ, evento anual da pastoral, tem como tema “Juventudes na Cultura do Encontro” e o lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo”. A proposta é reunir as várias juventudes na cultura do encontro. O DNJ será realizado em nível paroquial e regional neste ano, ocorrendo em vários municípios da abrangência da diocese no dia 27 de outubro de 2024.
A pastoral juvenil propõe que todas as juventudes se reúnam para discutir essa cultura do encontro. Isso inclui pastorais, movimentos e organismos da Igreja Católica, trabalhando com o mesmo objetivo.
Marcos também comentou sobre os desafios levantados pelos jovens. Para ele, “no encontro da Pastoral da Juventude, percebemos a diversidade dos jovens e o esforço para ampliar essa diversidade, buscando novos membros, o que é uma dificuldade atual. A influência das tecnologias tem afastado os jovens das atividades presenciais na Igreja”. Ele destacou ainda que o que mais marcou o encontro foi a angústia dos jovens em atrair novos membros para garantir a continuidade dos grupos da Pastoral.
O evento também foi um momento de confraternização, onde os participantes puderam assistir ao documentário sobre a Romaria dos 50 anos da Pastoral da Juventude. Há um ano, jovens do estado de Rondônia participaram dessa romaria em Aparecida do Norte, SP.
Como parte do momento místico, de comemorações e confraternização, os participantes parabenizaram o colaborador do IPER, Marcos Gomes, pelo seu aniversário, comemorado no dia 21 de setembro, durante o encontro. O IPER celebra essa data especialmente desejando que o novo ciclo seja repleto de saúde, conquistas e felicidades. É motivo de grande alegria ter a oportunidade de estarmos juntos, caminhando rumo à evangelização das nossas jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil e renovando a esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
Na oportunidade, Marcos convidou os participantes a mobilizar os jovens para a participação na 12ª Romaria da Terra, das Águas e Florestas. A romaria acontecerá no município de Costa Marques, no dia 20 de outubro, na Diocese de Guajará-Mirim.