Nos dias 24, 25 e 26 de junho aconteceu a Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de recursos financeiros, promovido pelo Instituto Padre Ezequiel Ramin – IPER. Destinado a representantes de entidades que trabalham com projetos sociais e culturais, a iniciativa corresponde a demanda identificada durante as realizações de ações conjuntas com parceiros.
Com a facilitação da professora Joseli Aparecida, a oficina tem como objetivo fortalecer as entidades sociais e culturais na Amazônia rondoniense. Durante a atividade, com a divisão do público em quarto grupos o exercício da elaboração de projeto abordou quarto temas, sendo eles, qualificação profissional de adolescentes e inserção no mercado do trabalho, o uso de tecnologias na educação, fortalecer as práticas de agricultura indígena e produção agroecologia e manejo do solo.
Sabendo que a elaboração de projetos e a captação de recursos para contribuir em solucionar problemas sociais e culturais não é tarefa fácil, o IPER ofereceu essa oficina de acordo com a solicitação dos grupos acompanhados e entidades parceiras, focando sempre na capacitação de pessoas de diferentes entidades. O instituto reconhece que quanto mais qualificação dos representantes das entidades tiverem para elaborar os projetos, terão mais chances da aprovação e captação de recursos. Desta forma, o IPER planeja organizar outras oficinas e dá continuidade na formação.