Nos dias 8 e 9 de junho, o IPER através áreas de saúde integrativa e agroecologia, esteve nos municípios de Nova União e Mirante da Serra realizando mutirões com os grupos. Essas ações são contínuas e além de fazer o trabalho prático, também estuda sobre as práticas que estão sendo feitas pelas famílias e coletivamente.
No dia 08-06, com o grupo de Nova União, realizou-se mais um mutirão para a construção da farmácia viva e estruturação da Central de Apoio Regional de saúde integrativa e agricultura familiar camponesa. Na oportunidade, dialogaram e definiram o nome do grupo que passou a ser chamado, grupo Ana Primavesi.
Nas ações, o grupo já construiu alguns canteiros num formato de uma Mandala e já estão plantando as ervas e plantas medicinais, assim como, buscando outras espécies para cultivar no espaço. Foi discutido ainda a estratégia de plantio pelo porte de cada planta e combinação entre elas, para facilitar o desenvolvimento e qualidade de cada uma.
A animação do grupo na realização das ações e perspectivas do fortalecimento local, tem despertado interesse de agricultores/as de outras comunidades. O grupo fica situado na Comunidade Santa Luzia, Gleba 07, no Assentamento Palmares.
Em Mirante da Serra aconteceu no dia 09-06 o mutirão de recuperação de nascente. Junto com o grupo, a família avaliou o plantio das mudas, trabalho realizado coletivamente e identificou o bom desenvolvimento destas, que já estão crescendo, assim como, observou a nascente, após o isolamento da área. Desta vez, o grupo reuniu com objetivo identificar os próximos passos para avançar nas ações.
Na oportunidade, foi incentivado para que as famílias de ambos grupos possam está organizando as sementes para troca durante a Festa Camponesa e na Romaria Pe. Ezequiel.