Nos dias 6 e 7 de fevereiro, aconteceu no Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Cedecri), em Pimenta Bueno, a oficina de educomunicação organizada pelo Instituto Pe. Ezequiel Ramin (IPER), em parceria com o grupo de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Rádio Educação e Cidadania/REC. O encontro teve como objetivo formar e capacitar os participantes, especialmente crianças e adolescentes, sobre comunicação colaborativa, com foco em jornalismo, produção de áudio e vídeo.
A professora Evelyn Morales, responsável pela facilitação temática do encontro falou sobre o que estava sendo trabalhado: “a proposta é que eles trabalhem as relações e as expressões por meio da comunicação de forma colaborativa. O objetivo não é apenas a criação de peças comunicacionais, mas sim o desenvolvimento de relações e expressões entre essas crianças e adolescentes, permitindo que eles troquem ideias de maneira solidária, fraterna e colaborativa”.
Nesta oportunidade, por meio de dinâmicas interativas, os participantes aprenderam a utilizar celulares e outras ferramentas digitais para criar e divulgar vídeos nas redes sociais, potencializando a visibilidade de ações e produtos, além de aprimorar suas habilidades no uso das mídias sociais de maneira criativa e consciente.
No início desta formação técnica e política, a professora falou sobre a importância da pauta, explicando o processo de organização e planejamento necessários para desenvolver uma peça de forma estruturada. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os elementos básicos da fotografia, como os ângulos e planos mais utilizados, essenciais para a composição de uma boa imagem. A professora e as estagiárias também explicaram estrutura fundamental para a captura de imagens em movimento, um conhecimento crucial para produções de vídeo. Durante o encontro, os participantes aprenderam a criar roteiros para vídeos e a utilizar a ferramenta CapCut para edição, permitindo uma edição simples e eficiente. A utilização da gravação de áudio como base para o vídeo também foi abordada, ensinando como cobrir as informações com imagens que complementam a mensagem sobre produtos, pessoas ou instituições.
No exercício prático do dia, os participantes aplicaram os conceitos aprendidos ao produzir vídeos em suas casas, trabalhando em grupos e apresentando os resultados para a turma. Essa atividade proporcionou uma experiência prática e colaborativa, permitindo que os jovens exercitassem suas habilidades em produção audiovisual de maneira criativa e reflexiva.
Érica Oliveira, colaboradora do IPER, destacou a importância da oficina e agradeceu a parceria com o Cedecri: “É claro que, em um dia e meio de oficina, todas essas técnicas apresentadas são apenas um pontapé inicial. Podemos expandir esse curso e contamos muito com os representantes do Cedecri para viabilizar cursos de fotografia, audiovisual, rádio e outras modalidades, que exigem mais tempo de aprendizado. As oficinas de educomunicação oferecem aos adolescentes e jovens a oportunidade de seguir uma carreira ao longo da vida, seja como jornalista ou professor. Os conhecimentos adquiridos aqui podem ser aplicados no cotidiano, ajudando a divulgar produtos ou até criando conteúdo para envolver mais pessoas no trabalho do Cedecri. A proposta é desenvolver novas oficinas, proporcionar mais momentos de aprendizado. Agradecemos ao REC e ao Cedecri por essa parceria. Este espaço tem muito a oferecer, e acreditamos que juntos podemos criar mais oportunidades”w. Enfatizou.
A relevância da oficina de educomunicação para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, especialmente no que diz respeito à comunicação ética e colaborativa, foi enfatizada por Morales. Ela ainda destaca que essa experiência pode despertar o interesse pela comunicação, seja para divulgar ou para combater desinformações, com foco em peças comunicacionais que respeitam a verdade e a ética. “Estamos semeando uma comunicação que promove o bem, com solidariedade e técnicas adequadas de comunicação”, conclui.
Para o IPER, a oficina de educomunicação no Cedecri em Pimenta Bueno foi um espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos, destacando a importância da comunicação ética e colaborativa, além de capacitar os participantes para utilizar ferramentas práticas de áudio e vídeo.