A área de saúde e agroecologia do IPER, realizou mais um encontro no dia 11 de maio, em Pimenta Bueno com objetivo de replanejamento das ações e alinhamento de agenda com a Rede Semear e os agentes multiplicadores de saúde e agroecologia. Neste dia também, aconteceu o Mutirão de Farmácia Viva com o grupo.
Importante relembrar, que o primeiro mutirão de Farmácia Viva no regional Zona Mata, aconteceu ainda ano passado no Centro de Formação Frei Silvestre, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, desde então, o grupo conseguiu ampliar a área do horto medicinal com construção de canteiros e com plantio de outras variedades de plantas medicinais.
Com muita alegria, os participantes levaram para o mutirão algumas plantas medicinais, entre elas, alecrim, carqueja, confrei que foram plantadas nos novos canteiros. Na oportunidade, fizeram uma lista com nome de outras variedades medicinais que deverão cultivada no espaço. Bem como, o grupo identificou os próximos passos, por exemplo, melhoramento da instalação de água, correção e desintoxicação do solo.
Em paralelo, o grupo discutiu sobre a ampliação da Central de Saúde que visa tornar acessível os recursos da saúde integrativa para fortalecimento das experiências e das práticas de agroecologia do regional.
Aproveitando deste momento de encontro, o IPER fez o convite para a VII Festa Camponesa, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2023, em Jaru (RO). A festa é organizada pelos movimentos e organizações que compõem a Via Campesina no estado (MAB, MPA, MST, CPT e IPER), e tem o apoio da Rádio Interativa e da Comunidade São Benedito de Jaru.