No dia 25 de outubro de 2024, o IPER recebeu uma visita especial de amigos e familiares do Pe. Ezequiel Ramin, representados por Daniela Franco e Joseph, representantes da AES-CCC (Organismo di Cooperazione Internazionale). Este encontro fortaleceu laços e parcerias fundamentais para o instituto, tanto para consolidar o legado e a presença do Pe. Ezequiel quanto para desenvolver estratégias de aprimoramento da romaria e dos espaços que representam sua memória na região. O encontro também possibilitou o compartilhamento da responsabilidade pela missão e visão do instituto, refletidas nas ações realizadas pelo IPER.
Durante a visita, os convidados conheceram a sede do Instituto, a equipe técnica e alguns dos parceiros. No dia seguinte, 26 de outubro, o coordenador do IPER, Francisco de Assis (Chicão), acompanhou o grupo em uma visita à Capela do Pe. Ezequiel em Rondolândia, além das representações em Cacoal. Chicão guiou os visitantes pelo trajeto histórico percorrido pelo Pe. Ezequiel, passando pela floresta e áreas de difícil acesso que ele atravessava a cavalo na década de 80. Os visitantes também conheceram o local onde foi encontrado o corpo do missionário.
O grupo também pôde observar a concentração de fazendas madeireiras e a presença do grande capital na região, destacando a permanência dos desafios locais. Em Rondolândia, eles visitaram os espaços que preservam memórias significativas, como uma réplica da camisa de Pe. Ezequiel e fotografias históricas. Já na paróquia de Cacoal, conheceram a matriz que acolheu Pe. Ezequiel e onde ainda estão preservadas fotos originais.