No dia 21 de julho de 2024, acontecerá a IX Romaria Pe. Ezequiel Ramin no Bosque da Capela Ramin (localizada perto de onde o Pe. Ezequiel Ramin tombou), no município de Rondolândia/MT. A romaria é o principal evento que celebra a memória e o legado do padre Ezequiel Ramin, mártir da causa indígena, posseiros, sem-terra, migrantes e defensor dos menos favorecidos na Amazônia.
A concentração terá início às 8h30, com saída prevista para as 9h30. Os romeiros percorrerão quase três quilômetros em uma caminhada orante, alternando cantos, orações e momentos de reflexão. Às 11h, começarão as apresentações culturais, com a participação de povos indígenas, testemunhos, cantos e poesias. A celebração eucarística está marcada para as 13h.
O tema desta romaria é “Pe. Ezequiel Ramin: Amigo dos pequenos e defensor dos pobres”. Inspirado em Mateus 25, 40b, o lema é: “Todas as vezes que vocês fizeram isso a um desses meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim que o fizeram”.
As comunidades são convidadas a participar da Via Sacra, adaptada pela equipe da Casa Comum. Esta reflexão/oração conduzirá os participantes pelos retalhos da vida, missão e doação do próprio Pe. Ezequiel. A proposta é vivenciar este caminho com recolhimento, fé e inspiração, fortalecendo a proclamação do Evangelho e a capacidade de denunciar injustiças.
Além das atividades religiosas, a romaria promove a troca de sementes e mudas. Os romeiros são incentivados a levar variedades de sementes crioulas, leguminosas e essências florestais da Amazônia, contribuindo para a valorização da agroecologia e combatendo o uso de agrotóxicos e transgênicos.
A participação nesta jornada de fé, solidariedade e compromisso com a justiça é aberta a todos. A IX Romaria Pe. Ezequiel Ramin será uma celebração da vida e da luta do padre Ezequiel Ramin.