No Espaço Coruja da Amazônia, localizado em Ouro Preto do Oeste, Rondônia, ocorreu um encontro de três dias, de 23 a 25 de junho, onde 27 jovens membros da Rede Terra Sem Males participaram de uma formação em comunicação popular e alternativa. A iniciativa teve como objetivo promover a capacitação técnica e política desses jovens, representantes de organizações de diversos municípios do estado.
A iniciativa contou com a colaboração de professores do grupo Rádio, Educação e Cidadania (REC), uma equipe de extensão da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que desempenharam um papel fundamental na formação dos participantes. Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de aprender técnicas de produção de vídeo, filmagem, edição e fotografia, habilitando-os a utilizar essas ferramentas de comunicação de maneira eficaz.
A formação teve como propósito fortalecer a voz dos Movimentos Sociais no estado de Rondônia, empoderando os jovens participantes. Acredita-se que, ao ampliar a visibilidade das lutas e demandas dessas organizações, por meio de uma comunicação eficiente, será possível promover um impacto positivo na sociedade. O objetivo de aprimorar o uso dos meios de comunicação, sobretudo, das redes sociais visa o reconhecimento da importância da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis, bem como contribuir com a conscientização dos consumidores, por uma agricultura mais sustentável e justa.
O encontro realizado no Espaço Coruja da Amazônia foi um marco significativo na trajetória da Rede Terra Sem Males, reforçando o compromisso dos jovens com a comunicação popular e alternativa. Na oportunidade, o IPER colaborou com a organização e a articulação da atividade junto a Rede e através dos seus coordenadores apresentou a proposta de continuidade da Formação nos próximos anos que tem por objetivo o fortalecimento e criação de redes de comunicadores no estado de Rondônia. A formação técnica e política adquirida nesses dias certamente terá efeitos positivos nas organizações representadas pelos participantes, estimulando a busca por soluções coletivas.
Por fim, é importante ressaltar que para a realização deste encontro a Rede Terra Sem Males e ANA AMAZÔNIA — Articulação Nacional de Agroecologia na Amazônia contou com importantes parceiros, Associação Agroecológica Tijupá, Misereor, entre outros.