Transparência – Emenda Parlamentar
O Instituto Padre Ezequiel Ramin – IPER, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, comunica à comunidade que foi celebrado o Termo de Fomento nº 282/2025/PGE-SEDEC com o Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC, visando a liberação de recursos financeiros para a realização de Oficinas e Rodas de Conversas como parte da programação da VIII Festa Camponesa, que acontecerá de 27 a 29 de junho de 2025, no município de Jaru-RO.
O valor total liberado foi de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), em parcela única, já depositado na conta da instituição em 26 de junho de 2025, conforme previsto no Plano de Trabalho apresentado. O recurso contribuirá diretamente para o fortalecimento das atividades formativas e de mobilização social que compõem a festa, importante espaço de organização camponesa e promoção da agroecologia, cultura popular e soberania alimentar.
A Festa Camponesa é um espaço de celebração, resistência e construção coletiva, reunindo agricultores familiares, juventudes do campo, mulheres camponesas, movimentos sociais e diversos parceiros. As atividades financiadas com os recursos liberados terão papel fundamental no fortalecimento do debate agroecológico, da cultura popular e da soberania alimentar.
A parceria terá vigência de 90 dias, contados a partir da data de liberação do recurso, com prazo equivalente para a prestação de contas por parte da entidade.
O IPER reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, bem como com a valorização das práticas camponesas e a construção de um campo com justiça e dignidade.
Agradecemos à atuação da deputada Cláudia de Jesus e de todas as pessoas envolvidas na articulação e viabilização deste apoio, que reafirma a importância do investimento público em iniciativas populares comprometidas com a transformação social e a justiça no campo.