Lideranças planeja ações de incidência políticas para atuar nos municípios

No último sábado (27), aconteceu o encontro com lideranças sobre políticas públicas no Centro Educativo Dom Bosco que fica situado no município de Ji-Paraná. A atividade teve como objetivo organizar o plano de ações, dialogar sobre as formas para mobilizar a população em torno da defesa das políticas públicas e motivar as lideranças para realização deste importante trabalho de organização popular nos municípios.

Na parte da manhã, a análise de conjuntura que contou com a colaboração de Mauro Porto, Assistente Social  da UNIR, num debate acalorado, aponta os desafios enfrentado pela população relacionados a perda de direitos e de políticas públicas desde do golpe de 2016 no país, bem como, a característica autoritária/fascista do atual governo que intimida as organizações populares em suas reivindicações contra o achatamento dos serviços públicos, da desvalorização do salário mínimo e do aumento das desigualdades sociais.

Logo em seguida, a coordenação da Escola Diocesana de Fé e Política “Dom Antônio Possamai” apresentaram o Projeto Seu Voto Vale Vidas e o projeto Encantar a Política. Primeiro, o Projeto Seu Voto Vale Vidas é uma construção da Diocese de Ji-Paraná, representada pela Escola Fé e Política, Conselho de Leigos/as, CEBs, Caritas Diocesana e Instituto Pe. Ezequiel Ramin e tem como tema: seu Voto não tem Preço, tem consequências! Resgatar a dignidade da política. E o objetivo, de acordo com o representante da Escola fé e política, Valdeir Souza, “promover debates em diversos segmentos da sociedade, sensibilizando para a importância do voto consciente no processo de consolidação da democracia”, ele destaca que “o objetivo do nosso trabalho não é A ou B, mas trabalhar as bases da sociedade (Soc. Civil) sensibilizar para formar a consciência crítica, ” pontuou.

Ainda sobre o tema, foi a vez de apresentar o projeto Encantar a política, sendo um projeto que retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco – Laudato Sí(SI), Fratelli Tutti(FT) e da Exortação  Apostólica pós-sinodal, Alegria do Evangelho que tratam a Política como  decorrência ética do mandamento do amor, assumindo-a no sentido mais  profundo da palavra. Para eles, é um projeto que busca aplicar os ensinamentos do Papa Francisco à nossa realidade atual. E conta com o apoio da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com esse importante dialogo pela manhã, as lideranças foram para o almoço e ao retorno, a equipe do IPER, apresentou a Coleção de Cadernos e Série de Vídeos “Agroecologia e Políticas Públicas: subsídios para a incidência nos municípios”, lançada em formato impresso e digital pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Na oportunidade, fez-se dialogo sobre Agroecologia nas Eleições 2022, com a intencionalidade do fortalecimento das políticas já implementada em anos anteriores, mas, acolhendo as reivindicações para fortalecer ações a nível de estado, município e nos territórios. Na sequência, nos trabalhos em grupos, procederam com apontamentos para construção do planejamento e do plano de ação para atuação nos municípios.