Os 2 anos de falecimento de José Aparecido de Oliveira (Cido, para alguns), foram lembrados na noite deste último sábado (21), em solenidade realizada no Centro Comunitário de Teixeirópolis. O local é destinado para Formações e o Setor São José Operário em homenagem a este incrível ser humano, tão querido, nomeou o espaço como Centro Comunitário José Aparecido de Oliveira.
A celebração foi presidida pelo Pe. Pedro Paulo Costa, juntos com os representantes do setor São José Operário e familiares, que teve início às 19h: 30 min. Pe. Pedro que reside na Paróquia no município de Ministro Andressa. Presente os familiares de José Aparecido e moradores da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora Linha 16, km 31 no município de Teixeirópolis, — onde ele residia e foi um dos fundadores, — assim como, pessoas das 9 comunidades que pertence o setor da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Os Organizadores do Setor São José Operário e colaboradores da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora apresentou o histórico e legado de José, realizaram leituras de textos alusivas à história do homenageado, cantou e passou vídeos sobre ele e consagrou o ato com apresentação da placa como o nome Centro Comunitário José Aparecido de Oliveira. Importante destacar que foi um momento emocionante para Dona Maria, mãe do José, quando constatou a placa com o nome e foto.
Breve histórico
Zé Aparecido, grande defensor dos Direitos Humanos, educador popular, professor voluntário na EFA do Vale do Paraíso e na EFA Itapirema, cantor, compositor, histórico colaborador do Projeto Padre Ezequiel, da Pastoral do Menor, da Diocese de Ji-Paraná, um dos fundadores do IPER-Instituto Padre Ezequiel Ramin- IPER, em que atou como coordenador da equipe e depois deu continuidade na função de orientador educacional representante do setor de Criança e Adolescentes. Nascido em 13 de agosto de 1967, nos deixou a dois anos atrás, no dia 21 de maio de 2020.
Iniciou seu serviço na Igreja Católica de Ji-Paraná em 1 de junho de 1992. Sempre na vivência cristã, contribuiu de diversas formas com a igreja, foi ministro, organizou e ajudou em diversas romarias, presidiu vários encontros de formação litúrgica, sempre cantando e animando todos os lugares por onde ele passava. Foi um ser incrível, que deixou um grande exemplo de vida.
Legado
O Pe. Pedro Paulo, da Paróquia do município de Ministro Andressa, destacou o pioneirismo de Zé Aparecido na luta pelos menos favorecidos. “Tenho certeza que muitas pessoas gostariam de falar, mas, mais do que as palavras é a gente não deixar a luta parar, continuar aquilo que Zé Aparecido e outros companheiros fizeram por nós, isso que vai demonstrar o nosso amor para com esse companheiro tão querido que nós tivemos a oportunidade vivenciar e caminhar com ele. Desde já agradecer a oportunidade de participar deste momento bonito, dessa comunidade e família”.
O Instituto Padre Ezequiel Ramin – IPER estiveram presente e que destacaram a importância de Zé Aparecido na construção do Projeto Padre Ezequiel Ramin, na fundação do instituto, no avanço da coletividade e no companheirismo de ação em conjunto de todas as áreas atuante do IPER e nos direitos humanos, principalmente, na luta pelo Direito de Criança e Adolescentes.
Por áudio, o Pe. Rafael enviou a mensagem agradecendo por conhecer José Aparecido e destacou a importância deste ser de luz para cada um que o conhece. “Admiro muito a entrega de José Aparecido ao serviço à igreja, aos pobres, aos jovens, os trabalhos que ele realizou no Projeto Pe. Ezequiel Ramin – IPER e no instituto, quanto bem fez José Aparecido a tantas pessoas. Obrigado José Aparecido pelas suas músicas tão inspiradora e com o pé no chão, obrigado por nos alegrar pelo escritor maravilhoso que DEUS nos deu. Obrigado pela sua família, pela sua vida e amizade. Algumas pessoas marcam as nossas vidas e José Aparecido marcou a minha. ” Também prestigiou o evento, “Neste dia que fazemos memória pelos dois anos do falecimento de José Aparecido pedimos à Deus que ele esteja na alegria e na glória de Deus, que esteja cantando no céu com os anjos. Ele deixa um grande legado, grandes ensinamentos para nós. Sua vida ilumina a nossa vida”. Completou.
A dona Maria Lopes, mãe do José Aparecido, muito emocionada agradeceu pela solenidade. “Eu só tenho a agradecer a presença de cada um nesta celebração de homenagem ao meu filho”.
As palavras constantes na homenagem durante a missa e nas redes sociais do IPER são de agradecimentos pela oportunidade de ter conhecido e da importância dele, na luta pelas causas sociais.
José Aparecido presente, presente, presente