Mulheres da Via Campesina em Rondônia Iniciam Jornada de Luta por acesso e melhoria de Políticas Públicas.

 

No dia 16 de fevereiro, o coletivo de mulheres da Via Campesina se reuniu em Porto Velho com o representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde e a coordenação geral do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA de Rondônia. Estas reuniões marcou o início da jornada de luta das mulheres da Via Campesina no estado, onde foram discutidas e apresentadas estratégias de políticas públicas para mulheres que vivem no campo, nas águas e nas florestas. Esta iniciativa faz parte das atividades da jornada de luta das mulheres neste ano de 2024.

As reivindicações incluem o enfrentamento às violências, a inserção das mulheres camponesas em políticas de saúde, o fortalecimento do SUS, a priorização de programas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, fortalecer e ampliar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, o fortalecimento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o cumprimento de legislações específicas que permitam a comercialização dos alimentos tradicionais e artesanais, e a implementação de projetos de quintais produtivos para as mulheres camponesas em Rondônia.

Nesta jornada de luta das mulheres da Via Campesina em Rondônia, as mulheres camponesas destacam a importância da luta por políticas públicas que atendam às necessidades específicas das mulheres que vivem no campo, nas águas e nas florestas.

O dia Internacional da Mulher, é dia de luta. Mulheres unidas para que as reivindicações sejam atendidas!