A entrega de kits de irrigação e sementes para famílias camponesas em Rondônia marca a implementação do projeto Quintais Produtivos, uma iniciativa construída a partir da demanda da Marcha das Margaridas. O programa busca fortalecer a soberania alimentar e a autonomia das mulheres do campo por meio da produção de hortaliças, frutas e criação de pequenos animais.
O projeto é coordenado pela UNICAFES (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), em parceria com a FETAGRO, IPER, ECOPORÉ e cooperativas locais. Foram priorizadas famílias assentadas da reforma agrária, agricultoras familiares, indígenas e mães solo.
Nesta primeira etapa, 70 mulheres de Rondônia serão beneficiadas, recebendo kits avaliados aproximadamente, em até R$ 9.500, que incluem motorbombas, caixas d’água, estufas, telas de sombreamento, sementes variadas, capacitações, formações, assistência técnica, entre outros. O objetivo é garantir a segurança alimentar e abrir possibilidades de geração de renda com a comercialização do excedente, em articulação com programas como o PAA e o PNAE.
“Essas mulheres terão seus quintais produtivos organizados de forma agroecológica e sustentável. A ideia é melhorar a alimentação e também criar oportunidades de venda em cooperativas”, explicou Débora Massaro, representante da UNICAFES.
Para as agricultoras, a expectativa é grande. “Isso vai fazer uma diferença grandíssima na família camponesa, porque agrega valor à unidade de produção, fortalece o que já existe e ajuda no cuidado com as hortas e os animais”, destacou Flávia Bandeira, representante do IPER.
Segundo as organizações envolvidas, esta é a primeira vez que quintais produtivos são implementados em Rondônia, configurando um projeto piloto que poderá ser expandido para novas famílias nos próximos anos.