Mutirão de Farmácia Viva em Pimenta Bueno: Cultivando Saúde e Conhecimento

No último sábado, dia 19 de agosto, o Instituto Pe. Ezequiel Ramin (IPER) realizou o Mutirão de Farmácia Viva no município de Pimenta Bueno, situado na região da Zona da Mata. Este evento reuniu agentes da pastoral e formandos do curso de saúde integrativa dos municípios de Espigão D’Oeste, Cacoal, Presidente Médici e Pimenta Bueno que uniu esforços para promover o cuidado de modo integral para todos os seres vivos. Essa foi mais uma atividade rica de aprendizado prático e teórico sobre o cultivo e uso de plantas medicinais, culminando na realização de atividades práticas para a preparação e maceração dessas preciosidades naturais.

 

Pela manhã, o encontro dos participantes começou cheio de entusiasmo e motivação no Centro Paroquial, onde se reuniram para iniciar o Mutirão de Farmácia Viva. Com ferramentas de jardinagem, todos se dedicaram à limpeza e recomposição dos canteiros, na remoção de resíduos e a preparação da terra com adubo, criando um ambiente propício para o crescimento saudável das plantas. Em seguida, veio o momento mais esperado: o plantio das ervas e plantas medicinais.

Já no sítio São Francisco, a segunda metade do dia foi dedicada ao estudo sobre o cultivo e o uso correto das ervas e plantas medicinais. O orientador educacional, Aldo Paixão, contribuiu partilhando seus conhecimentos sobre as propriedades terapêuticas das plantas, métodos de cultivo sustentável e como preparar remédios naturais. Os participantes ampliarem seus horizontes, trouxe reflexões e dúvidas acerca do tema, compreenderem ainda mais sobre os fitoterápicos e a saúde integrativa popular comunitária. As discussões variaram desde métodos de cultivo até as aplicações medicinais de várias plantas, destacando a importância do conhecimento tradicional e da preservação da biodiversidade. Uma oportunidade enriquecedora para os participantes de como a natureza pode ser uma poderosa aliada na promoção da saúde.

O IPER agradece a todos os participantes por tornarem este evento possível e significativo. A experiência compartilhada no Mutirão continuará a inspirar a comunidade local na construção das Farmácias Vivas comunitária e familiar, bem como, explorar os benefícios das plantas medicinais. Este evento é uma prova de que a conexão com a natureza e o conhecimento podem florescer quando a comunidade se une em prol de um objetivo comum.