Mutirão de Farmácia Viva: realizado pelos Assentados do Coletivo 14 de Agosto e Comunidade Local em parceria com o IPER.

No dia 22 de Fevereiro de 2024, o grupo do Assentamento 14 de Agosto, localizado no município de Ariquemes, RO, realizou mais um mutirão de Farmácia Viva. Essa atividade acontece em colaboração com o Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER) e abrange as áreas de Saúde Integrativa Popular Comunitária e Agroecologia. Desta vez, foram realizadas várias atividades, os participantes se dedicaram à limpeza e conservação da área, foram plantadas e replantadas diversas espécies de plantas medicinais.

Neste espaço, está localizada a farmácia viva, bem como a central de apoio regional, que visa possibilitar o acesso das famílias que estão aderindo às práticas e os cuidados de maneira mais saudáveis, as ações realizadas em ambos os locais, tem possibilitado o trabalho coletivo articulado com o estudo das várias alternativas que vão sendo definidas de acordo com o interesse do grupo.

No Grupo 14 de Agosto, várias espécies de plantas e ervas medicinais já passaram pelo processo de colheita, secagem e armazenamento. Esse trabalho está sendo conduzido pelos agentes da Saúde Integrativa. Além disso, o grupo conta com agentes multiplicadores que fazem parte das turmas formadas pelo IPER, com a participação de parceiros históricos. Os participantes não apenas realizam os cuidados básicos necessários, mas também garantem o bom resultado das ações realizadas.

Após o último encontro, a procura pelos atendimentos oferecidos pela centralzinha aumentou consideravelmente. A frequência de atendimento de uma vez por semana não está sendo suficiente, devido ao surgimento de várias pessoas com sintomas como febre, dores de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos, entre outros. As pequenas experiências realizadas anteriormente e os resultados positivos contribuíram para esse aumento na procura. Os agentes estão atendendo e, quando necessário, buscam apoio junto ao Aldo, coordenador da área de saúde, ou a outros colegas da turma.

A parceria com o IPER tem sido de extrema importância para os assentados do Coletivo 14 de Agosto e a comunidade nas proximidades. Essa colaboração possibilita o enfrentamento de casos de doenças, incluindo a epidemia de dengue. É evidente que, além da necessidade de cuidado, é fundamental continuar na luta e defesa das práticas alternativas. Por meio dessas práticas, tem sido possível cuidar bem das pessoas e, ao mesmo tempo, contribuir para a restauração do solo, a melhoria da produção e o cuidado com as plantas e os animais. Essas ações são primordiais para a saúde e o bem-estar da comunidade.