Mutirão de recuperação de nascente no município de Ouro Preto do Oeste.

A Área de Agroecologia do IPER em parceria com o Assentamento Grupo Coletivo Luzinei Barreto homenageia José Aparecido (Cido) em ato de confraternização das ações de recuperação de nascente que vem sendo desenvolvidas, desde do ano 2019, no município de Ouro Preto do Oeste.

“Entendemos sobre a necessidade e importância da recuperação de nascente no Coletivo depois que passamos pelo período da falta de água no ano 2018. Daí, começamos os primeiros trabalhos para recuperar e não faltar água no Coletivo”, pontou, Alexandre Júnior morador do Assentamento.

Ontem (3), aconteceu o mutirão de recuperação de nascente e o momento de confraternização com implantação da placa que nomeia ‘nascente José Aparecido, água fonte de vida’.

“Utilizamos da água desta nascente para o uso doméstico, cozinhar, para os animais e irrigação de plantas. Para além desta necessidade, manter a nascente viva é fundamental para cultivar a biodiversidade local, faz 15 anos que estamos recuperando o solo, a água e a floresta”, argumentou Jair Chaves integrante do Grupo Coletivo.

Neste sentido, as ações de recuperação de nascente visa à agroecologia e saúde neste território que defende o cuidado com a Amazônia.

Matéria: comunicação IPER