No dia 25 de fevereiro, em colaboração com a Rede Semear, o IPER realizou um mutirão de recuperação de nascente no Sítio Boa Sorte, localizado na Linha Buriti, KM 21, no município de Espigão D´ Oeste. Essa foi uma ação de monitoramento, em que os envolvidos fizeram a limpeza da área e o plantio de árvores. É importante destacar que a família já está engajada nesse processo de recuperação das nascentes desde o período da pandemia do covid-19.
Com animação, a atividade começou com o café da manhã. Os participantes fizeram a doação das mudas de árvores que foram plantadas no local. A área, mesmo cercada, estava com pasto e poucos arbustos. Por isso, a família decidiu fazer o plantio de árvores, que, junto aos participantes da ação, escolheram bem as espécies, a quantidade e fizeram a distribuição. Com isso, o que se pretende é a regeneração do ecossistema local. No futuro, as árvores plantadas atrairão pássaros e outros animais, que trarão novas sementes, provocando o reflorestamento aos poucos e aumentando a infiltração da água da chuva.
A ação de recuperação de nascentes é fundamental para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção do equilíbrio ambiental. Plantar árvores ao redor das nascentes ajuda a proteger o solo, filtrar a água e manter a qualidade dos cursos d’água.
Depois do intenso trabalho de limpeza e plantio, os participantes almoçaram, descansaram, conversaram e se divertiram. Logo após esse momento, aconteceu a reunião de planejamento da Rede Semear, a dinâmica desta atividade proporcionou conversar sobre os desafios em cada unidade familiar, em que programou novos encontros. Por fim, houve a troca de mudas e sementes para a partilha entre todos.