No dia 5 de dezembro, ocorreu o Mutirão de Recuperação de Nascentes na Linha 613, na propriedade do Sr. Aderlúcio Silva, no município de Vale do Paraíso, Rondônia. Esta ação é uma iniciativa da comunidade com apoio do IPER, através das áreas de agroecologia e saúde integrativa popular comunitária. Neste primeiro encontro, foram plantadas 26 espécies florestais produzidas por uma família que pratica a agroecologia há bastante tempo e é antiga parceira do instituto. A atividade contou com a parceria da CES Rio Terra, EMATER-RO, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, integrantes da Pastoral da Saúde, APRUC e COOPFASS.
Através da relação com João Carlos, agente multiplicador e assessor popular da Saúde Integrativa Popular Comunitária, junto com articulação de Martiliano Silva, o instituto está fortalecendo o trabalho de recuperação de nascentes na região, por meio dos mutirões. Ambos, são referências na prática agroecológica e das terapias integrativas na no município e tem contribuindo para que outras famílias adotem essa maneira de produção de alimentos saudáveis.
Neste mutirão, o grupo avançou em vários aspectos: identificação dos impactos sofridos pela nascente, como a compactação do solo pelo gado, ausência de vegetação e o assoreamento que deixou a nascente seca, entre outras questões. Para iniciar o processo de recuperação, o grupo realizou o cercamento da área e o plantio de árvores. A família arcou com os materiais necessários, incluindo tocos, arame e ferramentas. Com o trabalho coletivo do mutirão, foi possível dar os primeiros passos, e haverá continuidade nos próximos encontros.
As organizações presentes destacaram a importância das ações e colocaram-se à disposição para estabelecer novas parcerias.