Aconteceu na última terça-feira (12) o mutirão de recuperação de nascentes na propriedade do Sr. Aderlúcio Silva, no município de Vale do Paraíso, Rondônia. Dando continuidade ao plantio de árvores e à limpeza, os participantes ficaram entusiasmados com o desenvolvimento das árvores plantadas no mutirão anterior. Desta vez, foram plantadas algumas espécies como, jatobá, aroeira, jenipapo, açaí, bandara, orelha de macaco, cajirama, peroba, além de sementes de feijão para cobertura do solo.
Com cavadeira e enxada, os participantes suaram a camisa neste trabalho coletivo. Deste jeito, essa necessidade de recuperação e cuidado com a água e floresta não fica só sendo interesse da família, mas envolve os vizinhos e a comunidade ao redor. Isso porque, quando a nascente e a floresta estão recuperadas, podem abastecer a comunidade e proporcionar benefícios para todos. A ação envolve diversos parceiros, incluindo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, SENAR e APRUC.
A presença de diferentes faixas etárias no mutirão, desde jovens até um senhor com mais de 80 anos, ressalta o caráter inclusivo e participativo da iniciativa. Além disso, é importante destacar que as mudas plantadas foram doações de parceiros, o que demonstra o apoio e a colaboração de diversos setores da sociedade para a realização desta ação. Na ação de recuperação de nascente, o Instituto Pe. Ezequiel Ramin (IPER) reforça a importância da preservação ambiental e da colaboração comunitária para alcançar esse objetivo.