O IPER participou da VIII Semana do Meio Ambiente do IFRO PVZN, I Encontro da ITCP/UNIR e VII Encontro Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia. O evento aconteceu conjuntamente entre os dias 22 a 26 de novembro de 2022 em Porto Velho, nas dependências do IFRO, da UNIR e da Cooperativa Rondoniense de Catadores e Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia (CATANORTE) e teve como temas principais: Resíduos Sólidos, Catadores, Economia Solidária, Instituições de Ensino Superior, movimentos sociais e a defesa da Amazônia.
Na atividade com extensa programação todos os dias, o IPER participou da mesa redonda no dia 22/11 que teve o tema Movimentos sociais e a proteção da Amazônia. Neste espaço, o coordenador do IPER, Francisco de Assis (Chicão), debateu sobre o processo de colonização que teve a ocupação desigual das terras com a invasão das terras indígenas e quilombolas, com a apropriação indevida de terra pelo capital para agronegócio e o empobrecimento do campesinato, bem como, pontou sobre os conflitos e as lutas de resistências dos povos.
Ainda na mesa redonda, Chicão destacou a forma de agricultura sustentável desenvolvido pelos povos das águas, das florestas e do campo ressaltando o cultivo e cuidado das diversidades de sementes nativas e crioulas e da criação de animais de pequeno porte. Para ele, os movimentos sociais surgem como forma de enfrentamento ao modelo predatório do agronegócio no Estado de Rondônia e em defesa da Soberania Alimentar, de uma relação respeitosa com a natureza e do bem viver no bioma amazônico.
Já no dia 23/11, representante do IPER participou da Roda de Conversa com o tema Economia Solidária e Participação Social. Neste espaço, falou-se da importância de fortalecer esse tema no Estado de Rondônia como uma forma de integração dos trabalhadores do campo e da cidade. De acordo com Chicão, as famílias camponesas produzem alimentos saudáveis, beneficia alguns produtos, fazem artesanatos e tem como o desafio à comercialização, portanto, a cooperação, a solidariedade, a autogestão, o comércio justo, o respeito ao meio ambiente e consumo consciente é fundamental para o desenvolvimento local e para as relações sociais emancipadoras.
Por fim, ainda no evento, o IPER assistiu ao documentário The Territory e recomenda aos caros leitores este documentário que já recebeu 23 prêmios internacionais que é uma produção da National Geographic. O filme mostra a incansável luta do povo Uru-eu-wau-wau de Rondônia contra invasores da Terra Indígena, e conta com imagens feitas pelos próprios indígenas durante a pandemia.
Acesse o link do trailer em: https://films.nationalgeographic.com/the-territory ou pelo youtube https://www.youtube.com/watch?v=wL9wvdbk7A4