O IPER com inscrição e registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA de Ji-Paraná, é uma das entidades que compõem o Conselho para biênio 2022/2024, contribui com o papel deliberativo e fiscalizador da política de promoção e defesa infanto-juvenil municipal.
Conforme a convocação da reunião extraordinária, no dia 8 de junho, foi eleita por aclamação a composição da Mesa Diretora do CMDCA para o Biênio 2022-2024, com paridade, apresentaram-se os seguintes membros: presidente: Ana Maria Alves Santos Vizeli (SEMASF); vice- Presidente: Neudair de Souza Chaves (APAE); 1.ª Secretária: Débora Alencar Lucas Sampaio (SEMUSA); 2.º Secretário: Celso Kubichem Rodrigues (CDEB); 1.º Tesoureiro: Antônio Aguiar de Souza (SEMFAZ); 2.º Tesoureiro: Ronildo Silva (ABADÁ – AJ-DACÁ). O Instituto Padre Ezequiel Ramin, através da área de Crianças e Adolescentes, está com a representação de Francisco Marcos Gomes de Páscoa e Suplente: Dayane de Paula Teodório.
Com representação, o IPER contribui para concretizar os princípios e dispositivos definidos na Constituição Federal, sendo eles, deliberar políticas, controlar as ações e influir no orçamento, além do seu papel intrínseco de promoção e defesa dos direitos. Ainda, incidir nas ações que pode fortalecer o andamento das políticas públicas conforme o processo não previsto anualmente.
Na segunda reunião do biênio, no dia 8 de julho, aconteceu a reunião do CMDCA com intuito de debater, organizar e deliberar, sobre direitos humanos de crianças e adolescentes.
Durante a reunião, foi feita a leitura do relatório do diagnóstico sobre a realidade da criança e do adolescente de Ji-Paraná, leitura e aprovação da Ata da reunião anterior, organizou as comissões permanente e criou a comissão temporária para a conferência municipal, com previsão de realização de maio a dezembro de 2022.