O IPER, promove intercâmbio de agroecologia e saúde em Candeias do Jamari.

O instituto, através da área de agroecologia e saúde realizou mais uma ação de fortalecimento da agricultura familiar no Assentamento Racho Alegre, no município de Candeia de Jamari. Em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB no final do mês de abril, aconteceu o intercâmbio entre famílias assentadas para troca de experiências sobre o processo de recuperação de nascentes com a implantação da placa, visita nas propriedades dos assentados que estão fazendo a transição agroecologia e desenvolvendo cultivos para subsistência. Uma iniciativa num contexto de enfrentamento ao agronegócio com constante agressões ao meio ambiente e de resistência no território.
A história dos assentados é um relato de luta pela terra e de permanecia com qualidade de vida. Durante a atividade, o instituto foi ouvido para os clamores dos assentados que contam as dificuldades para conseguir um pedação de terra, são famílias que foram atingidas pela construção de barragens, que viveram na periferia da cidade e que atualmente, continua na luta para adquirir esse direito básico de acesso à terra.
´Não imaginava que era tão difícil adquirir terra, vim para o assentamento financiado e para manter as parcelas em dia, tem sido uma labuta constante´. Esse foi um comentário do assentado durante o intercambio, conta que vivem com medo das intensas queimadas que ocorrem todos anos levando a perde da produção, fato esse que tem acontecido nos últimos cincos anos no assentamento, com a chegada do verão, se preocupa, pois, é da produção que tira o sustento.
Nesta troca de saberes e sabores, os assentados demandam colaborações para que possa continuar se organizando e resistindo neste cenário carente de políticas públicas. Por sua vez, o IPER com esse intercâmbio abre caminhos de diálogo e planejamento de atuação no território, seja, desenvolvendo ações da saúde integrativa, assim como, de ações para transição agroecológica. Com o sorriso no rosto, mesmo diante das dificuldades, carrega a esperança de seguir sendo resistência na terra, cuidando e plantando floresta e a água.