O IPER, promove mais uma etapa da formação com criança e adolescentes – grupo Grilo Falante. O tema deste encontro foi sobre educação pública, gratuita e de qualidade e seus desafios pós pandemia

No último sábado, (18), o IPER através da área de Crianças e Adolescentes realizou mais uma etapa da formação continuada no Bairro Novo Ji-Paraná, com o grupo Grilo Falante. A atividade que faz parte dos processos formativos do instituto visa fortalecer o diálogo sobre o acesso à educação gratuita e com qualidade. No Estatuto de Criança e Adolescentes — ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. Por essa razão, dialogar com crianças, adolescentes e jovens sobre educação e acesso à escola neste período de retomada às aulas pós, emergência da pandemia do coronavírus é fundamental para orientar e garantir esse direito.

Os relatos dos participantes da formação apontam que à volta ao ambiente escolar está exigindo adaptações a este processo cotidiano interrompido por conta da pandemia. Devido às dificuldades de acesso ao ensino, conta que muitos estudantes estão tendo dificuldades de aprendizagem. Neste dois (2) anos com a pandemia, uma série de questões apareceram e aprofundou diversos problemas existes no âmbito escolar, principalmente, para estudantes em situação de vulnerabilidades sociais.

Esta etapa da formação continuada para os adolescentes e jovens que também ocorrerá nos demais grupos acompanhados da área de criança e adolescentes do IPER, tem como debate central, a superação dos desafios impostos pela pandemia à educação pública e gratuita com qualidade. Portanto, pretende com a formação possibilitar a este público elementos para atuar com protagonismo em busca do direito a educação e acesso às políticas públicas no contexto Amazônico.