No último sábado (5), o Instituto Padre Ezequiel Ramin – IPER através da área de Crianças e Adolescentes realizou a formação para o Comitê de Participação de Adolescentes – CPA e o Conselho da Criança e do Adolescente do Município de Cacoal. Objetivo da atividade trata-s de proporcionar através da formação para os adolescentes e conselheiros conhecimentos sobre a função e organização do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA).
A formação contribuiu com a seguinte reflexões para Adolescentes e Conselheiro, o Conselho dos Direitos de Crianças e Adolescentes são órgãos responsáveis pelo acompanhamento, avaliação, controle e deliberação relativos às ações públicas de promoção e defesa desenvolvidas pelo Sistema de Garantia de Direitos. Ficando que os adolescentes na Cidade de Cacoal, participará das reuniões com participação e direito a voz nas deliberações do CMDCA.
O IPER realiza ação de recuperação de nascentes e confraternização no município de Ariquemes
Na última sexta-feira, (4), a área de agroecologia e saúde avançou com o processo de recuperação de nascente no Assentamento Coletivo 14 de Agosto. As nascentes, está sendo recuperadas desde do ano de 2019 em ações conjuntas com o Instituto Padre Ezequiel Ramin — IPER. Segundo a coordenadora da área de agroecologia, Flávia Bandeira, a oficina temática de produção agroecológica e da Saúde Integrativa popular Comunitária realizada colabora com o fortalecimento de várias ações que estão sendo desenvolvidas no local e culmina com a implantação da placa que nomeia as nascentes. O objetivo é que neste ato simbólico de identificação da experiência com nome definido pelas pessoas do Assentamento Coletivo, portanto, ‘Nascente Madre Tierra berço da vida’, oportunize a continuidade desta ação.
Os moradores relatam que na época da fazenda o local em que as nascentes estão sendo recuperadas era pasto, devido a este processo, houve a degradação e as nascentes sumiram. A recuperação vêm como necessidade dos assentados, pois, eles utilizam da água para diversos fins, as nascentes em processo de recuperação abastecem o assentamento coletivo no momento.
No ato de implantação da placa, os moradores demonstram estarem esperançosos com a perspectiva de continuidade do trabalho, por exemplo, dos mutirões, no monitoramento e cuidado com o berço d’água. Para o IPER, o Assentamento Coletivo 14 de Agosto, segue neste processo de recuperação de nascente e a parceria continua colaborando com outras demandas, principalmente, relacionado ao tema da saúde. Ainda neste dia de confraternização, durante a realização da oficina ocorreu breve diagnóstico sobre a realidade local e apontamento das demandas.
#iperamazonia
#agroecologia