Nesta quinta-feira, 17 de julho de 2025, no Assentamento Palmares (Gleba 07) aconteceu a oficina prática de apicultura e meliponicultura, conduzida por Altair Pozzebom, da Rede Semear. A atividade da área de Agroecologia do IPER, reuniu agricultores, assentados interessados em aprofundar conhecimentos sobre a criação de abelhas (Apis mellifera) e nativas sem ferrão(meliponas), promovendo o diálogo entre saberes tradicionais e práticas sustentáveis.
O principal objetivo da oficina foi sensibilizar a comunidade sobre a importância das abelhas e no cuidado com a biodiversidade e na produtividade agrícola em Rondônia e na Amazônia. Esses polinizadores são essenciais para garantir a fertilidade das plantas, multiplicação da diversidade de alimentos, e a resistência dos ecossistemas.
Entre os destaques da atividade, estiveram: demonstrações práticas de manejo de colmeias de diferentes espécies; discussões sobre a meliponicultura como alternativa sustentável e de baixo custo para comunidades locais; reflexões sobre a apicultura como estratégia de conservação ambiental, fortalecimento de cadeias produtivas e geração de renda familiar.
A iniciativa integra uma série de formações. Oficinas foram realizadas ao longo do triênio em diversos municípios do estado: Espigão d’Oeste; Nova União; Pimenta Bueno; Jaru e Candeias do Jamari.
Como resultado, 45 famílias da região passaram a desenvolver a atividade apícola, contribuindo para a diversificação da produção, a sustentabilidade dos assentamentos e a valorização da sociobiodiversidade amazônica.